Centro de Atendimento ao Turista do aeroporto de Brasília vai renovar obras em seu espaço de exposição

" /> Centro de Atendimento ao Turista do aeroporto de Brasília vai renovar obras em seu espaço de exposição

">

12/03/2012 às 03:00

Artesanato do Cerrado para o mundo

Centro de Atendimento ao Turista do aeroporto de Brasília vai renovar obras em seu espaço de exposição

Por

Carlos Rezende, da Agência Brasília

Até o final da semana, seis novos artesãos deverão ser selecionados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para expor suas obras em dois dos sete Centros de Atendimento ao Turista (CAT´s) espalhados pela cidade. Realizada por meio da Secretaria de Turismo do DF (Sectur), a escolha vai priorizar trabalhos que relacionem as peças à região, como frutas, flores e animais do Cerrado.
 
As obras dos eleitos ficarão expostas nas unidades do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e da Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. “Damos oportunidades para os artistas, tornamos o ambiente mais agradável e ainda mostramos que Brasília tem uma arte muito expressiva”, explicou a diretora de Serviços de Atendimento ao Turista, Eliane Sá.
 
Qualidade –  A subsecretária de Estruturação e Diversificação da Oferta Turística da Sectur, Meyre France, informou que os artesões interessados em expor suas obras nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT´s) devem entrar em contato com a secretaria. “É importante que as peças possuam alta qualidade de elaboração e acabamento, além contarem com motivos que as relacionem com as particularidades turísticas do DF”, disse.
 
As obras ficam em exposição, em média, por 20 dias. O período, no entanto, pode ser ampliado, dependendo da finalidade e da quantidade de peças disponibilizadas pelos artístas. “Aquelas que servem como peça de decoração do próprio CAT, como mesas, cadeiras e esculturas ficam mais tempo do que peças de confecção como tecidos bordados, almofadas, fuxico aberto e outros souvenires”, esclareceu Meyre.
 
Com diversas estátuas atualmente em exposição no CAT do aeroporto, a artesã Patrícia Moronari afirmou estar contente com a oportunidade. “Foi muito positivo porque o fluxo de turistas no local é intenso, proporcionando maiores chances de repercussão para o meu trabalho”, destacou.
 
Além de Moronari, os CAT´s continuarão, durante esta semana, a apresentar as peças de arranjos de flores do cerrado, com tecidos feitos pela artesã Lúcia Cruz; e as almofadas com representações de pássaros e árvores do Cerrado, da Associação Bordadeiras de Taguatinga.
 
Dezesseis artesãos locais já realizaram exposições nas duas unidades desde outubro de 2011. Quem tiver interesse em expor seu trabalho nos CAT´s,  deve procurar a Sectur com uma mostra do produto para cadastro e avaliação.
 
Sectur: (61) 3214-2766

00023073