Governador Agnelo Queiroz entrega 13º centro de saúde reformado do DF. Fortalecimento da saúde primária é prioridade da gestão

" /> Governador Agnelo Queiroz entrega 13º centro de saúde reformado do DF. Fortalecimento da saúde primária é prioridade da gestão

">

12/03/2012 às 03:00

Mais saúde para Brazlândia

Governador Agnelo Queiroz entrega 13º centro de saúde reformado do DF. Fortalecimento da saúde primária é prioridade da gestão

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do secretário de Saúde em exercício, Elias Miziara, entregou nesta segunda-feira a reforma do Centro de Saúde nº 1 de Brazlândia. Para realizar as melhorias, foram necessários oito meses de trabalho e investimento de R$ 945 mil. Esta foi a primeira grande reforma em mais de 30 anos de funcionamento da unidade.  
 

“Estamos ampliando cada vez mais o sistema de saúde da rede primária para desafogar os nossos prontos-socorros. Este é o 13º centro de saúde que entregamos reformado em nossa gestão”, destacou o governador. “Estamos mudando a realidade da saúde do DF, com melhorias nos equipamentos, na parte física e com mais profissionais”, enfatizou.
 

As obras incluem reformas nas estruturas hidráulica e elétrica; ampliação dos consultórios, da sala de curativos e dos banheiros; e construção de rampas de acesso para cadeirantes nas duas entradas, assim como vaga exclusiva de estacionamento para pessoas com necessidades especiais. Também foram realizadas melhorias na informatização do sistema da unidade.
 

“Este Centro de Saúde é muito importante, porque reúne os núcleos do Programa Saúde da Família, que, por meio dos agentes comunitários, podem marcar consultas na casa das pessoas, sem que elas precisem se deslocar para fazê-lo aqui”, destacou o governador. “Nós queremos eliminar as filas nos centros de saúde, e uma das estratégias é o fortalecimento da atenção primária”, afirmou Agnelo Queiroz.
 

Durante a reforma, o atendimento aos pacientes do Centro de Saúde foi remanejado para outras unidades de Brazlândia, entre elas o Hospital Regional de Brazlândia (HRB), o Centro de Saúde nº 2, o Posto de Saúde nº 1, além de estruturas montadas especialmente para o período de reformas, no Corpo de Bombeiros, na Inspetoria de Saúde e em unidades da Secretaria de Educação.
 

O Centro de Saúde nº1 foi reaberto à população no dia 15 de dezembro de 2011, mas só agora foi oficialmente entregue. O secretário de Saúde em exercício, Elias Miziara, explicou que foi determinação do governador abrir a unidade para a população imediatamente após a conclusão das melhorias.
 

O administrador de Brazlândia, Bolivar Rocha, comemorou a entrega da reforma do Centro de Saúde, que faz parte das prioridades da gestão do governador Agnelo Queiroz. “Por muito tempo nossa cidade ficou abandonada, estagnada, sem ter um projeto. Este governo tem como prioridade a saúde. Por isso, hoje temos um hospital que é referência no atendimento”, afirmou.
 

Especialidades – O Centro de Saúde nº 1 realiza cerca de 4 mil atendimentos mensais, divididos entre consultas clínicas, visitas domiciliares e atividades de enfermagem, como troca de curativo e nebulização. A unidade oferece consultas nas especialidades de clínica médica, psiquiatria, pediatria, ginecologia, obstetrícia, nutrição, odontologia e hebiatria (área da medicina especializada em adolescentes). A unidade também possui programas de controle do diabetes, hanseníase e tisiologia, área que estuda as causas, prevenção e tratamento da tuberculose.
 

O atendimento na especialidade hebiatria é feito por dois médicos. Além de acompanhar as mudanças físicas tão comuns na adolescência, os profissionais também verificam as mudanças comportamentais e emocionais.
 

Também são oferecidas no local aulas de tai chi chuan, arte marcial chinesa, às quintas-feiras, das 7h30 às 8h30, e automassagem, às quartas-feiras, no mesmo horário. Não é necessária inscrição prévia.
 

Entorno – Brazlândia é uma das principais portas para a entrada de pacientes do Entorno no sistema público do Distrito Federal. A Secretaria de Saúde calcula que mais da metade dos atendimentos a pacientes nos sistema de saúde de Brazlândia sejam de pessoas de outras cidades.
 

“Brazlândia é a cidade que mais recebe pressão do Entorno, por isso, todas as melhorias que são feitas aqui se refletem no atendimento à população de lá”, afirmou o secretário Elias Miziara.
 

Mesmo com o grande fluxo de pacientes de fora do sistema de saúde de Brazlândia, o governador Agnelo Queiroz ressaltou a qualidade do serviço prestado na cidade. “O sistema público de saúde de Brazlândia é um dos melhores da rede. Se fosse para atender apenas a população local, seria melhor do que o de muitos países de primeiro mundo. No entanto, mais de 60% das consultas que ocorrem aqui são de pessoas que vêm do Entorno”, explicou.
 

Usuários – Mãe de duas meninas, uma de 11 anos e a outra de quatro meses, Maria Aparecida Ramos Freitas é usuária dos serviços do Centro de Saúde nº 1 e foi uma das pacientes deslocadas para outras unidades da rede. Ela afirma que, com a reabertura, ficou melhor o deslocamento para ser atendida, já que o centro fica mais próximo da sua casa. Ela contou que, mesmo antes da reforma, “o atendimento sempre foi muito bom”.
 

Saúde Primária – Desde o início de sua gestão, o governador Agnelo Queiroz prioriza a ampliação da saúde primária, com as equipes do Programa Saúde da Família. Essas famílias visitam as casas dos pacientes para agendar consultas, evitando o deslocamento até os prontos-socorros, o que reduz as filas.
 

Elias Miziara explicou, ainda, que as melhorias também têm o objetivo de aperfeiçoar as condições de trabalho dos profissionais. “Para melhorar a perspectiva na rede de saúde estamos focando no servidor, no abastecimento e na estrutura física. Precisamos de um ambiente adequado para que os servidores e pacientes se sintam bem”, destacou.

00023023