Secretário-executivo do Comitê Brasília 2014, Cláudio Monteiro, detalhou aos deputados distritais os projetos de preparação da capital da República para a Copa do Mundo

" /> Secretário-executivo do Comitê Brasília 2014, Cláudio Monteiro, detalhou aos deputados distritais os projetos de preparação da capital da República para a Copa do Mundo

">

22/03/2012 às 03:00

Copa 2014: CLDF conhece ações do GDF

Secretário-executivo do Comitê Brasília 2014, Cláudio Monteiro, detalhou aos deputados distritais os projetos de preparação da capital da República para a Copa do Mundo

Por

Secretaria de Comunicação Social

O secretário-executivo do Comitê Organizador Brasília 2014, Cláudio Monteiro, esteve na manhã desta quinta-feira (22) na Câmara Legislativa do Distrito Federal para apresentar as ações desenvolvidas na capital para a Copa do Mundo de 2014. A reunião foi realizada pela Comissão Especial da Copa do Mundo de 2014, presidida pelo deputado Olair Francisco (PTdoB).

O secretário detalhou investimentos em segurança pública e em projetos de mobilidade como o Expresso DF – cujas obras estão em andamento –, expansão do metrô, ciclovias e ampliação da DF-047, além do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Reforçou a importância dos investimentos que deixarão grande legado à população do DF.

“A Copa serviu para mudar a história de alguns lugares do mundo, como a Alemanha, que mudou a visão de um povo, e a África do Sul, que mudou o sentimento de Apartheid. No Brasil, é a Copa Verde. Vai trazer condições de se pensar no desenvolvimento sustentável”, ressaltou o secretário.

“Essa Copa deve deixar um legado com quatro pontos principais: transporte público integrado, eficiente e menos poluente; inserção de Brasília no cenário turístico; qualificação profissional e 100% de cobertura de internet grátis no DF”, enfatizou o vice-presidente da Comissão, deputado Israel Batista (PDT).

Os grandes eventos esportivos que virão para Brasília darão à cidade a chance de desenvolver a sua verdadeira vocação: o turismo. Para Cláudio Monteiro, pouco foi feito nos últimos anos para potencializar o turismo da capital federal. Ao se destacar como sede da abertura da Copa das Confederações de 2013, Brasília ganhará visibilidade mundial, um ano antes da Copa do Mundo. O objetivo é fazer do esporte a engrenagem do desenvolvimento e da economia.

“Nenhum outro lugar do mundo tem uma arena multiuso no marco zero da cidade com tamanho potencial. Teremos uma Ecoarena com a capacidade de inserir Brasília nos circuitos internacionais. E tudo será feito com planejamento”, ressaltou o secretário Cláudio Monteiro.

O vice-presidente da Comissão, deputado Israel Batista, elogiou as ações do governo. “Precisamos dar respostas à população porque tudo isso que estamos fazendo é fantástico. A população precisa saber que a cobertura do estádio tira a poluição de mil carros por dia das ruas”, enfatizou.

Qualificação

O secretário Cláudio Monteiro destacou que, atualmente, cerca de 40% dos 3,2 mil operários da arena são moradores do Entorno do DF, o que significa a expansão da geração de emprego e renda para além dos limites do Distrito Federal.

“A falta de tradição do futebol não impede que possamos desenvolver a cidade com a Copa, gerando empregos e renda. Logo alcançaremos os 4 mil trabalhadores, apenas na obra do estádio. Brasília é carente de mão de obra especializada e estamos investindo na formação de jovens para o mercado de trabalho com foco neste grande evento”, acrescentou.

Cláudio Monteiro detalhou também o Qualificopa, programa da Secretaria de Trabalho do DF voltado para capacitação de profissionais que vão atuar nos grandes eventos esportivos.

“O brasiliense vai sair melhor qualificado dessa Copa do Mundo. Só em 2011 foram 2 mil formados, mais do que nos últimos 10 anos”, lembrou o vice-presidente da Comissão, deputado Israel Batista.

A terceira turma do programa teve início em março. A meta é capacitar 10 mil pessoas por ano até 2014 em cursos como: supervisor de hospedagem, camareira, assistente administrativo, entre outros. Segundo Cláudio Monteiro, 52% dos alunos formados em cursos profissionalizantes no ano passado, já estão empregados. “Isso demonstra o potencial de contratação de pessoas qualificadas para o mercado de trabalho”, afirmou o secretário.

Pós-Copa

Cláudio Monteiro ressaltou ainda do planejamento do governo para o pós-Copa. “Sobre a utilização futura do estádio, os críticos falam em ‘elefante branco’. Mas se analisarem as médias de público perceberão que no Rio de Janeiro a média é de 5 mil e, em São Paulo, de 8 mil pagantes. O advento da TV trouxe comodidade e exige que o Estádio seja uma arena multiuso, que seja um espaço não apenas para jogos e que, independentemente da Copa poderemos receber aqui grandes eventos nacionais e internacionais”, explicou.

O estádio será uma arena multiuso adequada para receber eventos e shows de grande porte, inclusive, e não exclusivamente, partidas de futebol. Antes mesmo da Copa do Mundo de 2014, o estádio passará por uma licitação internacional para que uma empresa especializada em entretenimento o administre e potencialize o desenvolvimento econômico da capital federal, gerando renda e emprego, além de pagar o aluguel da arena.

Estádio

O estádio terá capacidade para cerca de 70 mil pessoas. Com todos os itens incluídos e com os benefícios do Recopa, a previsão é a de que o estádio custará aproximadamente R$ 800 milhões.

Hoje, a obra da arena é uma das mais adiantadas do Brasil, com 52% de sua execução concluída. A arquibancada inferior está finalizada e a intermediária em estágio avançado. Atualmente, cerca de 3,2 mil operários atuam no canteiro, em três turnos.

Também participarão da reunião, os deputados Wasny de Roure (PT), Aílton Gomes (PMN), Agaciel Maia (PTC) e Eliana Pedrosa (PSD).