Agnelo Queiroz participa de inauguração do novo ambulatório do Hospital da Universidade Católica de Brasília. Convênio com GDF permitirá que hospital destine 60% dos atendimentos a pacientes do SUS

" /> Agnelo Queiroz participa de inauguração do novo ambulatório do Hospital da Universidade Católica de Brasília. Convênio com GDF permitirá que hospital destine 60% dos atendimentos a pacientes do SUS

">

22/03/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Mais saúde para o Distrito Federal

Agnelo Queiroz participa de inauguração do novo ambulatório do Hospital da Universidade Católica de Brasília. Convênio com GDF permitirá que hospital destine 60% dos atendimentos a pacientes do SUS

Por

Cinara Lima, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, participou na tarde desta quinta-feira (22) da inauguração do Centro de Especialidades Ambulatoriais (CEA) do Hospital da Universidade Católica de Brasília (HUCB), localizado em Águas Claras. Com a ampliação da estrutura física, o antigo ambulatório do HUCB passará a ter 48 consultórios e 22 médicos, que atenderão em mais de 20 especialidades.
 
O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Saúde, está fazendo um convênio com o HUCB para possibilitar o atendimento a pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS), o que não ocorre atualmente. A meta é que esses pacientes correspondam a 60% do total.  
 
“Vamos fazer esse convênio e garantir mais um local para atendimento dos pacientes do SUS no Distrito Federal, o que, inclusive, ajudará a desafogar os hospitais públicos”, destacou o governador Agnelo Queiroz. “A cidade ganhou uma unidade de excelência. É importante ter bons parceiros para assegurar à população um atendimento completo, que vai desde a atenção privada à alta complexidade”, ressaltou.
 
O governador também destacou a importância do HUCB para a formação de novos profissionais. O hospital oferece suporte ao ensino nos cursos de Educação Física, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Farmácia, Biomedicina, Gestão Hospitalar, Administração, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. O HUCB não possui residentes, apenas estudantes do internato do curso de Medicina.
 
O HUCB atende somente a consultas marcadas, não é um hospital de urgência e emergência. O horário de funcionamento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. As especialidades oferecidas são cardiologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia plástica, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, fonoaudiologia, gastroenterologia, geriatria/gerontologia, ginecologia, hidroterapia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, pediatria, otorrinolaringologista, pneumologia, psicologia, psiquiatria, urologia e cirurgia bucomaxilofacial.
 
O hospital também possui laboratório, no qual são realizados exames como raio-x, mamografia, ultrassonografia, densitometria óssea, biópsias, eletrocardiograma, teste ergométrico em esteira, além de testes de urologia, hematologia, bioquímica, parasitologia e hormonologia, entre outros.
 
O HUCB presta atendimento a toda população do DF, especialmente às comunidades de localidades mais próximas, como Taguatinga, Areal, Samambaia, Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas e Águas Claras.
 
Transplantes – Para a população carente, o HUCB já realizou 495 transplantes de córnea pelo SUS e mais de 2.235 atendimentos, incluindo procedimentos cirúrgicos e consultas ambulatoriais. Os pacientes atendidos participam de uma triagem, feita por uma assistente social, e ganham descontos de até 95% em consultas e exames.
 
Também participaram do evento o secretário de Saúde em exercício, Elias Miziara; os administradores de Águas Claras, Manoel Carneiro, e de Taguatinga, Carlos Jales; o reitor da Universidade Católica de Brasília, Cícero Ivan Ferreira Gontijo, e o diretor-geral do HUCB, Alexandre Visconti Brick.
 
O CEA/HUCB fica em Águas Claras, próximo ao Pistão Sul em Taguatinga (QS 05 Lote 22 Avenida Areal).

MaisSaudeDF