Pesquisa da Codeplan revela que a região administrativa é a que tem melhor infraestrutura entre as 25 pesquisadas

" /> Pesquisa da Codeplan revela que a região administrativa é a que tem melhor infraestrutura entre as 25 pesquisadas

">

22/03/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

PDAD Sudoeste/Octogonal

Pesquisa da Codeplan revela que a região administrativa é a que tem melhor infraestrutura entre as 25 pesquisadas

Por

Ailane Silva e Suzano Almeida, da Agência Brasil

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgou nesta quinta-feira (22) a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) da Região Administrativa Sudoeste/Octogonal. Trata-se de uma localidade  com um população de aproximadamente 55,3 mil habitantes, com predominância feminina e a renda média familiar próxima a 20 salários mínimos ao mês, uma das maiores do Distrito Federal.
 
Da faixa que apresenta esses rendimentos, cerca de 54% são lotados na administração pública e 8,7% trabalham no comércio. O poder aquisitivo expressivo se reproduz no elevado percentual de famílias que possuem automóveis (95,7%).
 
O alto nível de escolaridade é outra característica da região administrativa. Quase 60% do contingente pesquisado tem ensino superior completo.
 
Predominâncias regionais – A cidade é composta em grande parte por imigrantes da região Sudeste, que representam 43,3% dos moradores da RA. Os estados de maior representatividade são: Minas Gerais (20,5%), Goiás (14,2%), São Paulo (11,4%) e o Rio de Janeiro (10,1%).
 
Chefes de família, jovens e idosos – É expressivo o  índice de mulheres que chefiam sozinhas seus lares. Elas representam 28%, quase sete pontos percentuais superior ao registrado na pesquisa de 2004.
 
O número de jovens até 14 anos está abaixo da média distrital e representa 14,5% dos habitantes da RA sobre 25,5% do DF. A população idosa também é composta de forma diferente da média do DF. Enquanto 7,4% da população do Distrito Federal têm mais de 60 anos, no Sudoeste/Octogonal esse contingente representa 11,9%.
 
Infraestrutura – A região administrativa é a única das pesquisadas a ter 100% de cobertura no abastecimento de água, esgoto, coleta de lixo, asfalto e iluminação pública.
 
Cuidados – Os números apresentados agradaram ao administrador Marcelo Ciciliano. “A pesquisa traz índices bons de crescimento, e até maiores do que os de Brasília. Queremos manter isso. Vamos pontuar, junto ao governo, o que precisa ser feito para melhorar a vida da população”, disse.
 
Uma dessas iniciativas é a criação de ciclovias para aliviar o tráfego na localidade.   “A cidade está inserida na área tombada pelo Patrimônio Histórico da Humanidade, mas apresenta problemas com a malha viária. No Sudoeste são 2,7 moradores por residência e a projeção futura é de que esse número aumente. Ou seja, o número de carros também pode aumentar”, afirmou Marcelo Ciciliano.

00023727