Neste domingo, atores e equipe técnica acertarão, no Morro da Capelinha, os últimos detalhes para a apresentação da Semana Santa. Evento é aberto ao público

" /> Neste domingo, atores e equipe técnica acertarão, no Morro da Capelinha, os últimos detalhes para a apresentação da Semana Santa. Evento é aberto ao público

">

22/03/2012 às 03:00

Último ensaio da Via Sacra de Planaltina

Neste domingo, atores e equipe técnica acertarão, no Morro da Capelinha, os últimos detalhes para a apresentação da Semana Santa. Evento é aberto ao público

Por

Secretaria de Turismo

Os 1,4 mil membros do grupo da Via Sacra de Planaltina farão, neste domingo (25), o último ensaio antes da apresentação deste ano.  O dia será destinado aos ajustes dos detalhes que emocionam milhares de fiéis. O encontro ocorrerá entre as 8h e 13h, no Morro da Capelinha, e é aberto ao público.
 
Este será o 39º ano que atores e equipe técnica se dedicam a encenar as quinze estações vividas por Jesus, desde a condenação à morte até a ressurreição. A grandiosidade e perfeição renderam ao espetáculo o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal, potencializando seu caráter turístico e regional da apresentação.
 
A Via Sacra de Planaltina é tradicionalmente a encenação mais conhecida no DF e região. A cada ano, cerca de 180 mil pessoas acompanham de perto a evolução da arte e dos detalhes que fazem do evento um sucesso entre os cristãos, como a iluminação composta por feixes de luz que confere um ar ainda mais realista às cenas.
 
“A nossa expectativa para 2012 é muito boa. Torcemos para que não chova. Como todos os anos, teremos uma surpresa para o público”, comentou o coordenador da equipe, José Costa.
 
A programação abrange toda a Semana Santa.  No dia 1º de abril, quando é festejado o Domingo de Ramos, a tarde começa com uma procissão na igreja São Leonardo Murialdo, no Jardim Roriz, às 16h. No final do dia, há uma encenação que lembra a chegada de Jesus a Jerusalém.
 
Na quinta-feira seguinte (5/4), outra peça relembrará a Santa Ceia, com passagens bíblicas marcantes, como o lava pés, a agonia no Horto das Oliveiras e o beijo de traição de Judas Iscariotes. A encenação é uma preparação para a Sexta-feira da Paixão (6/4), ou a Via Crucis, no Morro da Capelinha, onde serão reproduzidos os cenários que revivem a Jerusalém do Século I.
 
“Eu já tive a oportunidade de presenciar muitos espetáculos no mundo. Digo, sem receios, que este é um dos mais belos que já vi”, descreve o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.
 
Além da apresentação principal no Morro da Capelinha, na sexta-feira (6/4), a parte juvenil do grupo encena um espetáculo especial, a Via Sacra das Crianças. Caracterizados, os atores mirins revivem os últimos momentos de Jesus Cristo na terra, de forma lúdica, para atrair a atenção dos pequenos.
 
No domingo (8/4), ocorre ainda o XIX Vem Cantar com Cristo. As atrações musicais reúnem nomes regionais e, este ano, terá a presença do Padre Fábio de Mello. A entrada é franca em todos os eventos.
 
Histórico – A procissão da Via Sacra começou a partir de um sonho do padre Aleixo Susin. No alto do Morro da Capelinha, o religioso teve uma visão de uma multidão acompanhando uma procissão. O sonho se tornou realidade com a colaboração de três paróquias de Planaltina. Com o passar do tempo, a encenação tomou corpo e ganhou equipamentos sofisticados e texto mais aprimorado, escrito por um historiador local.
 
O esforço foi reconhecido e a apresentação passou a fazer parte do calendário oficial do DF, em 1987. A notoriedade atraiu multidões, com destaque inclusive na imprensa internacional. Políticos, artistas e intelectuais já conferiram de perto o evento.

UltimoEnsaioViaSacra