Evento realizado neste domingo no Parque da Cidade abordou, de forma divertida, a importância do bom convívio entre pedestres e motoristas

" /> Evento realizado neste domingo no Parque da Cidade abordou, de forma divertida, a importância do bom convívio entre pedestres e motoristas

">

01/04/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

GDF celebra 15 anos de respeito à faixa

Evento realizado neste domingo no Parque da Cidade abordou, de forma divertida, a importância do bom convívio entre pedestres e motoristas

Por

    Jacson Segundo, da Secom

    Além de praticar esportes e aproveitar as belezas do Parque da Cidade, quem esteve no local nesta manhã de domingo (1º) também ganhou aulas de cidadania e respeito ao próximo. Crianças, jovens e adultos puderam aprender de forma divertida um pouco mais sobre a importância do bom convívio entre pedestres e motoristas. A atividade foi realizada em lembrança aos 15 anos em que começou a valer no Distrito Federal o respeito à faixa de pedestre, completados hoje.
     
    Várias ações foram desenvolvidas com foco nas crianças, como uma cidade em miniatura, utilizada para ensinar os pequenos a se locomoverem nas ruas. O morador de Luziânia Paulo Cristóvão fez questão de levar a filha para a brincadeira. “É bom trabalhar a mente da criança para que ela respeite os pedestres quando se tornar motorista”, afirmou.
     
    O respeito à faixa é um grande motivo de orgulho para os cidadãos do DF. “Em outros lugares do país os motoristas não respeitam a faixa”, compara Leandro Rodrigues. Ele mora em Planaltina e afirma que por lá o sinal de mão do pedestre funciona bem.
     
    Os números têm mostrado que vale a pena investir na educação de trânsito. De 2010 para 2011, o número de mortes por atropelamento na faixa de pedestres no DF caiu de 7 para 4, cerca de 50%. “O respeito à faixa de pedestres não é uma conquista do governo, é uma conquista do povo”, frisou o governador Agnelo Queiroz.
     
    A atividade realizada no Parque da Cidade é só o começo de várias ações que serão feitas no DF pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF) e o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF). Os próximos locais da ação serão Planaltina, Sobradinho, Gama, Ceilândia e Taguatinga.
     
    A chefe do Núcleo de Campanhas Educativas do Detran/DF, Magda de Melo Brandão, explicou que serão feitas e revitalizadas faixas de pedestres em várias regiões administrativas do DF. “Para manter essa conquista do respeito à faixa, é preciso parceria entre todos”, disse.

    00024318

    Foto: Jacson Segundo