Na edição de hoje do programa semanal de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz destacou as ações da Saúde, entre elas a inauguração de unidades de atendimento e a realização de cirurgias complexas

" /> Na edição de hoje do programa semanal de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz destacou as ações da Saúde, entre elas a inauguração de unidades de atendimento e a realização de cirurgias complexas

">

03/04/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Saúde pública no DF é prioridade

Na edição de hoje do programa semanal de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz destacou as ações da Saúde, entre elas a inauguração de unidades de atendimento e a realização de cirurgias complexas

Por

    Secretaria de Comunicação Social

Em homenagem ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, o programa Conversa com o Governador desta terça-feira (3) teve como tema o sistema de saúde pública no Distrito Federal. Agnelo Queiroz abordou as ações do governo para recuperar a qualidade do atendimento à saúde no DF, ignorada em gestões anteriores.
     
“Desde o primeiro dia do nosso governo, a prioridade número um é recuperar a saúde pública, que foi completamente destruída. A situação física dos hospitais estava uma tragédia. Havia centros cirúrgicos fechados, carência de pessoal e desabastecimento total da rede, com falta de medicamentos e equipamentos obsoletos, velhos ou quebrados”, expôs o governador.
     
Entre as principais políticas na área da Saúde, Agnelo Queiroz destacou a inauguração de unidades como o pronto-socorro do Hospital de Taguatinga e o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, a realização de um número elevado de transplantes de órgãos e a programação do Março Mulher, com atividades voltadas à promoção da saúde desse público.
     
 “Fizemos uma ação muito importante no mês de março, o Março Mulher, pelo Dia Internacional da Mulher. Uma das iniciativas foi um mutirão de reconstituição mamária de mulheres que tinham retirado o seio por causa do câncer. Foram 57 procedimentos. Estamos fazendo cirurgias complexas no DF”, ressaltou.
     
 Outro destaque apontado pelo governador durante a entrevista foi a implementação da cirurgia bariátrica no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Antes, o procedimento era realizado apenas em hospitais privados, a um preço inacessível a grande parte da população. “Só quem tinha dinheiro podia fazer uma operação como esta. Hoje nós fazemos a cirurgia bariátrica no DF, gratuitamente, com equipes multiprofissionais de alta qualidade”, frisou.
     
Problema antigo – Para Agnelo Queiroz, a falta de investimentos na atenção primária da saúde durante muitos anos é o principal motivo das queixas em relação ao serviço como um todo. Segundo ele, o Distrito Federal precisa de equipes da Saúde da Família, centros de saúde eficientes e redes de urgência e emergência (Unidades de Pronto Atendimento – UPA) mais próximas do cidadão.
     
“Se a pessoa não tem assistência à saúde perto de casa, vai para o pronto-socorro. Só que o problema dele, como é de baixa gravidade, não deveria ser atendido no pronto-socorro, mas em uma unidade como a UPA, o centro de saúde ou a equipe de Saúde da Família. Com isso, o pronto-socorro fica lotado, o atendimento demora e fica essa imagem tão negativa”, explicou o governador.
     
Agnelo Queiroz citou a inauguração da primeira UPA em 2011 e destacou a entrega de mais três ainda este ano. Ele destacou, ainda, as melhorias nos prontos-socorros, como ocorreu com a unidade do Hospital de Base. “Por isso comemoramos o Dia Mundial da Saúde, pelo esforço que estamos fazendo e pelo compromisso que este governo tem com a saúde pública. Ainda temos um caminho importante a percorrer”, afirmou.
     
O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.
     
Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, prioridades para 2012, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Carnaval 2012, Política de Resíduos Sólidos, modelo de transporte público do DF, políticas de atenção à mulher e participação popular.
     
Todo o conteúdo do programa está disponível para download na página da AGÊNCIA BRASÍLIA. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.

00024370

Foto: Roberto Barroso