Parceria entre a Fundação Hemocentro de Brasília e o Hospital Regional da Asa Sul prevê a formação de um banco de doações de sangue de cordão umbilical e placentário

" /> Parceria entre a Fundação Hemocentro de Brasília e o Hospital Regional da Asa Sul prevê a formação de um banco de doações de sangue de cordão umbilical e placentário

">

09/04/2012 às 03:00

Coleta de sangue umbilical no Hras

Parceria entre a Fundação Hemocentro de Brasília e o Hospital Regional da Asa Sul prevê a formação de um banco de doações de sangue de cordão umbilical e placentário

Por

Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) iniciou hoje,segunda-feira, a Coleta de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário no Hospital Regional da Asa Sul (Hras). O objetivo da ação é formar um cadastro de doações, ampliando as chances de pacientes que precisam de transplante de medula óssea.
 
O serviço é coordenado pelo Hemocentro e funciona no Centro Obstétrico do hospital, o que facilita a realização da coleta. Desde o início deste ano, a Fundação e a direção do Hras estão empenhados em adequar um espaço com computadores e refrigerador para registro do material coletado, que será processado e armazenado no FHB, em um tanque de Nitrogênio a uma temperatura de – 80º C.
 
“Esse sangue será recebido no Hemocentro para ser processado pelas biomédicas do Banco de Sangue do Cordão Umbilical e Placentário. Se o material for considerado próprio, entrará para a Rede Nacional de Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BrasilCord), que coleta amostras de sangue em toda a rede e disponibiliza a pacientes de todo o  país”, explica a diretora-presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Beatriz MacDowell Soares.
 
As recomendações sobre o novo serviço foram repassadas às chefias e servidores da Unidade de Obstetrícia do hospital, com orientações sobre os cuidados no momento da retirada da placenta a fim de agilizar a coleta do sangue do cordão umbilical.
 
Os enfermeiros do Hemocentro que farão a coleta do sangue do cordão umbilical e placentário terão acesso ao prontuário eletrônico para análise e triagem das gestantes que podem ser doadoras voluntárias. As gestantes selecionadas interessadas em realizar a doação assinarão um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, autorizando o procedimento.