Seminário sobre PNLL – Plano nacional de Livro e Leitura apresenta iniciativas bem sucedidas no país

" /> Seminário sobre PNLL – Plano nacional de Livro e Leitura apresenta iniciativas bem sucedidas no país

">

17/04/2012 às 00:18

O valor simbólico da leitura

Seminário sobre PNLL – Plano nacional de Livro e Leitura apresenta iniciativas bem sucedidas no país

Por

Secretaria de Cultura

Em um cenário no qual 50% da população não têm o hábito da leitura e 75% jamais estiveram em uma biblioteca, estimular a leitura como instrumento efetivo de inclusão e de desenvolvimento social, cultural e econômico orientou a construção coletiva que resultou no Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), em debate na BIENAL. Experiências bem-sucedidas de incentivo à leitura, ocorridas em todo país, foram mostradas neste domingo (15) por representantes do Prêmio Vivaleitura, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e Fundação Biblioteca Nacional (FBN). O debate foi mediado por Jorge Telles, especialista em políticas públicas voltadas à educação.

O prêmio Vivaleitura, iniciativa conjunta da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação (OEI) e dos Ministérios da Educação e da Cultura, vem, desde 2006, estimulando, fomentando e reconhecendo as melhores experiências que promovem a leitura no país. Ivana Siqueira, diretora da OEI, defendeu que a leitura não pode ser apenas uma tarefa que dependa da ação escolar. Para ela, faz-se necessário tanto ler para aprender quanto ler para viver e ler para ser. “O que abre o conhecimento para outros mundos e realidades, novos sentidos e interpretações da vida”, disse. A diretora elogiou projetos que levam livros às ruas, a exemplo do T-Bone, em Brasília, e outras tantas experiências que vem sendo reconhecidas por viabilizar a existência de leitores no país.

Por fim, Cauê  Baptista, da Diretoria de Livro, Leitura e Literatura, ligada à Fundação Biblioteca Nacional e ao Ministério da Cultura, informou sobre o projeto “Caravana de Escritores” – edital a ser lançado ainda neste mês. Pela iniciativa, tanto escritores renomados quanto novos talentos irão percorrer o país, participando de palestras e bate-papos com leitores em feiras de livros e eventos literários. O projeto conta com o apoio da Fundação Biblioteca Nacional. De acordo com Cauê, a ideia é cadastrar mil escritores até o final do ano e promover, ainda em 2012,180 caravanas.