20/04/2012 às 23:58, atualizado em 17/05/2016 às 15:05

Festival de Balonismo faz Brasília olhar para o céu

Evento, que faz parte das comemorações do aniversário da cidade, acontece durante todo o final de semana com voos neste sábado (21) e domingo (22) em dois turnos, às 7h e às 16h

Por


. Foto: Mary Leal

 Desde as primeiras horas da manhã, o brasiliense que olhou para o céu, ligou a tevê ou acessou a internet foi surpreendido comum colorido diferente decorando a cidade. Os 18 balões que levantaram voo para o 2º Festival Nacional de Balonismo de Brasília, transformaram a Esplanada dos Ministérios em um ponto de convergência para curiosos de todas as idades fascinados pelo tamanho, leveza e show de cores das aeronaves. O festival, que faz parte das comemorações pelo aniversário de Brasília, acontece durante todo o final de semana com voos neste sábado (21) e domingo (22) em dois turnos, às 7h e às 16h.
 
Estudantes de Artes Plásticas, a paulistana Maria Antônia (21) e a carioca Annima Mattos (24), ambas moradoras de Brasília, souberam da exibição e foram à Esplanada somente para acompanhar os voos. “Vi em outros anos por acaso, quando passava de ônibus. Acho que tem tudo a ver comeste céu aberto e com o horizonte de Brasília, ressaltou Maria. Sua amiga, Annima, apenas lamentou que os balões não levantaram todos ao mesmo tempo, mas destacou que o céu limpo colaborou com o visual da festa. “Esta época já é de poucas chuvas e este sol da tarde deixou tudo muito bonito.”
 
Na linha de quem perdeu o espetáculo em anos anteriores e não queria provar novamente o sentimento de frustração, o professor universitário Israel Antônio (30), brasiliense, trouxe a família para sentar-se no gramado e aproveitar. “Minha filha tem um ano e meio e ficou encantada, só sentiu um medinho quando chegamos um pouco mais perto e ela ouviu o barulho e sentiu o calor na hora em que enchem os balões.” Com esposa, cunhada e sobrinha, disse estar satisfeito por ter encontrado um evento ideal para curtir em família, mesmo tendo uma filha de colo.
 
O evento também fez a alegria de quem trabalha na Esplanada dos Ministérios, a servidora pública, Leia Carvalho (27),fez uma pausa no trabalho e desceu para acompanhar a movimentação. “Fiquei sabendo pela internet e desci porque é lindo demais e Brasília fica ainda mais bonita”, considerou. Além do balonismo, Leia destacou que está aproveitando a proximidade do trabalho e visitou outras atrações, como a Bienal Brasil do Livro e da Leitura. “Sou formada em Letras, então estou adorando esta Bienal, gostei também da diversidade dos artistas que farão os shows neste final de semana”. Entre o s eventos que deseja participar, relacionou o show do ídolo Oswaldo Montenegro e a apresentação de Caetano Veloso.
 
Apesar do ritmo tranquilo dos balões no céu, o evento tem caráter competitivo. O presidente da Federação de Balonismo do Distrito Federal, Eduardo Melo, explica que os voos fazem parte de um evento oficial, homologado pela Federação Nacional de Balonismo. A pontuação conquistada por cada piloto conta para o ranking brasileiro que determina os pilotos que representarão o Brasil em competições internacionais. “Chamamos de festival porque isso indica que alguns pilotos não estão competindo, mas os demais precisam cumprir as tarefas de acordo com os 33 alvos que mapeamos na cidade.” No balonismo de competição, é a habilidade de controlar o veículo diante das condições de tempo, principalmente de vento, que determina quem é o melhor. Alheio a tudo isso, o brasiliense apenas olhou para cima e percebeu que o céu da cidade pode ser ainda mais bonito.