21/04/2012 às 18:51, atualizado em 17/05/2016 às 15:05

Flor do Cerrado é dos brasilienses

GDF entregou neste sábado, dia em que é celebrado o aniversário de Brasília, as obras civis do monumento criado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Emissoras de tevê darão início ao processo de instalação de equipamentos de transmissão do sinal digital

Por


. Foto: Roberto Barroso

Cinara Lima, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama Ilza Queiroz, entregou neste sábado (21), no aniversário de Brasília, as obras civis da Torre Digital. Concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o monumento é um atrativo turístico e tem a função de garantir a transmissão do sinal digital, beneficiando os brasilienses com imagens de tevê em alta definição. Com a conclusão das obras civis, as emissoras de tevê darão início ao processo de instalação de equipamentos de retransmissão do sinal.

“Hoje, no dia do aniversário da cidade, é uma honra poder entregar a conclusão da obra física. Ainda falta uma parte importante, que é a instalação da antena. Ela será compartilhada por todas as emissoras. Vamos chegar à Copa do Mundo com a antena digital em funcionamento”, disse o governador, que também esteve acompanhado do vice Tadeu Filippelli.

Estrutura – Localizada em um dos pontos mais altos do Distrito Federal, na região do Colorado, e batizada de Flor do Cerrado, a torre ocupa uma área de 8,5 mil m² e tem 185 metros de altura. Desse total, 50 metros formam a parte metálica onde será instalada a torre de transmissão de 12 metros, que ficará a cargo das emissoras de tevê.

Dos 120 metros construídos em concreto, surgem duas ramificações laterais semelhantes a galhos. Nas extremidades estão cúpulas em formato similar a pétalas.

A Torre Digital sintetiza o melhor da arquitetura de Niemeyer em Brasília. É possível apreciá-la e dela contemplar a capital sob diversos ângulos. Do mais surpreendente deles, o mirante, avistam-se todos os pontos da capital a 120 metros do solo. O espaço dispõe de janelões com dois metros de diâmetro cada um e tem a capacidade para abrigar 74 pessoas.

Logo abaixo e a 80 metros do solo está a primeira das duas ramificações, cuja extremidade é semelhante a uma pétala. O local vai abrigar um restaurante. Na outra lateral, com 60 metros de altura, há o mesmo modelo de ramificação. Nele, haverá uma sala de exposição e um café. Três elevadores, com capacidade para 12 pessoas, levarão os visitantes aos três pavimentos.

Emissoras de tevê– Também estão prontos os boxes para as emissoras. Cada um deles com 90 m² distribuídos em sala geral, sala de operações e banheiro, além de um estacionamento com 746 vagas. Três elevadores estão disponíveis, cada um com capacidade para 12 pessoas. A iluminação interna é feita por trinta projetores de plasma e a externa tem 15 postes de quatro pétalas cada um.

Foram construídas dez lojas para abrigar cafés, lanchonetes e comercialização de souvenirs. O acabamento desses espaços, bem como os destinados à sala de exposições e ao restaurante, será concluído pelas empresas vencedoras da licitação para exploração dos pontos, cujo processo está sendo organizado pela Terracap.

Para o vice-governador, Tadeu Filippelli, o monumento é um marco fundamental na história do Distrito Federal. “Esta torre representa a capacidade de um grande número de empresas de veículos de tevê se unirem em torno de um projeto, representa um avanço fantástico entre o ontem e o hoje”, ressaltou.

Entusiasmo – O arquiteto Jair Valera representou Oscar Niemeyer na solenidade e descreveu o entusiasmo do autor com a sua criação. “Quando ele recebeu a incumbência de fazer a torre, ficou muito entusiasmado e começou a trabalhar no mesmo dia. Eu acredito que esta seja uma obra muito importante para o Niemeyer e para todos que trabalharam nela”, disse o arquiteto.

Participaram do evento os secretários da Casa Civil, Swedenberger Barbosa; de Governo, Paulo Tadeu; de Comunicação, Samanta Sallum; de Turismo, Luiz Otávio Neves; de Obras, David Matos; da Cultura, Hamilton Pereira; de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, entre outros secretários, autoridades e deputados distritais.

Maratona – O governador Agnelo Queiroz começou o dia de comemorações do 52º aniversário de Brasília participando de um café da manhã, minutos antes da largada da Maratona Brasília de Revezamento 2012. A competição teve a participação de mais de 6 mil inscritos, nas categorias geral masculino e feminino, mista, cadeirantes e adaptados.