22/04/2012 às 13:25, atualizado em 17/05/2016 às 15:04

Basquete de rua agita a Esplanada

Os gigantes do basquete participaram das comemorações do aniversário de 52 anos de Brasília. Os melhores jogadores do Distrito Federal e do Entorno atraíram cerca de 5 mil espectadores  nas finais da Liga Internacional da modalidade

Por


. Foto: Brito

Carlos Rezende, da Agência Brasília

Os gigantes do basquete também participaram das comemorações do aniversário de 52 anos de Brasília. Os melhores jogadores das ruas do Distrito Federal e Entorno agitaram os mais de 5 mil espectadores  que presenciaram os jogos da primeira etapa das finais da Liga Internacional de Basquete de Rua, realizado no estacionamento do Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios.
Planaltina de Goiás, Act Fool, Hot Boys , Made In Street, Acesa e Abassc foram as seis equipes classificadas para etapa final, que será realizada no dia 5 de maio, na Praça do Cidadão em Ceilândia Norte.
Para secretário de Esportes do Distrito Federal, Célio René, eventos esportivos como o campeonato de basquete de rua “são ótimas oportunidade de integrar melhor todas as cidades que aqui estão sendo representadas. É fundamental entender que isso (infraestrutura da cidade) pertence a eles”, explicou o secretário.
Segundo o organizador do campeonato e coordenador da Central Única das Favelas do DF (Cufa-DF), Max Maciel, um dos principais objetivos deste tipo de torneio é dar visibilidade aos atletas e continuar a divulgar e desenvolver a modalidade na região.
Os jogos
As partidas foram bastante disputadas, com algumas delas sendo decididas nos segundos finais. O primeiro confronto foi entre Planaltina GO versus Black and White, considerado um dos favoritos para conquistar o campeonato. A equipe de Planaltina, atual campeão da Liga Internacional de Basquete de Rua (LIIBRA), sofreu para vencer o time representante do Cruzeiro por 9 X 5, mas acabou por garantir a participação na final do dia 05 de maio.
A segunda partida foi entre Act Fool, representante de Taguatinga e West Wilson, equipe do Valparaíso.  Ao contrário do primeiro jogo, em que o placar permaneceu equilibrado, o segundo jogo mostrou superioridade da equipe de Taguatinga. Final da partida: 14 a 6 para o Act Fool.
O terceiro confronto, entre Hot Boys e Trip ti Laska, foi vencido pelo Hot Boys por 15 a 10. No quarto jogo o Grup´arte, representante de Ceilândia, não foi páreo para a equipe do Made in Street e perdeu pelo placar de 9 a 6. O quinto jogo colocou frente a frente o time Acesa e Taguabasket. O time da Acesa jogou melhor durante toda a partida e venceu por 12 a 7. E no último confronto do dia, Garrote e Abassc fizeram um duelo bastante equilibrado, que teve a vitória do Abassc por 13 a 9.
A segunda etapa das finais acontecerá no próximo sábado, dia 28 de abril, na Praça do Cidadão, em Ceilândia e classificará mais seis equipes para a grande final do dia 5 de maio.

Outros eventos – Toda a área do estacionamento do Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, foi ocupada por vários eventos esportivos e culturais. Um campeonato de hip-hop contou com a participação de dezenas de dançarinos e foi acompanhado por milhares de pessoas. Ao mesmo tempo, outro grupo de centenas de pessoas acompanhava as manobras radicais de skatistas que aproveitaram o piso cimentado do local para realizar manobras em free style.