22/04/2012 às 13:37, atualizado em 17/05/2016 às 15:04

Corredores comemoram aniversário da ‘mãe’ Brasília

Histórias de amizade e de superação se revezam entre as pistas da aniversariante Brasília

Por

 

Suzano Almeida, da Agência Brasília

As comemorações do aniversário de 52 anos de Brasília começaram a toda velocidade. Cerca de 6 mil inscritos disputaram, na manhã deste 21 de abril, a Maratona Brasília de Revezamento. A competição reuniu atletas amadores e profissionais, que teve como destaque a equipe Gran Cursos, vencedora nas categorias feminina e masculina geral. Foram disputadas ainda as categorias mista, adaptados e cadeirantes.
Entre os amadores, histórias de amizade e de mudanças de hábito. Como de Gilberto Felisberto da Silva, de 45 anos. Esta é a terceira vez que ele participa da competição pela equipe ‘Tornado’. “Estamos treinando três vezes por semana, sempre no Taguaparque, faça chuva ou faça sol”, conta o pintor de automóveis, que com 1,85m de altura chegou a pesar 106 quilos. “Há quatro anos procurei uma atividade para melhorar minha saúde e resolvi correr. Na nossa equipe todos temos que fazer checkup anualmente. Na semana passada fiz o meu e deu tudo certo”, felicita-se.
Paulo Bacchini, Alex Joia, Euler Cruz, Maria Aparecida Mendes e Marcelo Araújo fazem parte da mesma equipe. “Começamos com a disputa do Super 40 apenas com nossos familiares. Depois foram chegando alguns amigos e hoje somos 28 participantes divididos em quatro equipes”, explica Paulo.
Para Maria Aparecida, o mais importante para seu time é a energia que a corrida traz. Já seu parceiro Alex afirma que correr tem um lado social, além melhorar a memória.
Juliano Carvalho Leite foi o primeiro a correr por sua equipe. Apesar de amador o esforço era evidente em seu rosto. “No começo, que é descida, tudo vai bem, mas depois na subida…”, perde o fôlego o motorista, para depois completar: “fica tudo mais difícil”.
Francielle Sousa Borges e o marido Ailton Assis Júnior participam de competições, como a de hoje há dois anos. O objetivo de ambos é chegar bem preparados para a disputa da Meia Maratona do Rio de Janeiro. Nascidos em Minas Gerais, o casal pretende morar em Brasília por muito tempo ainda e se declaram à cidade no dia de seu aniversário. “É como participar do aniversário de uma mãe, que acolhe a gente. Queremos participar do crescimento dela, seja econômico ou social”, diz Ailton.
A Maratona Brasília de Revezamento dá aos competidores mais do que medalhas ou condicionamento físico. Francielle diz que não tinha equipe na primeira vez em que participou da competição, por isso se inscreveu em um campo onde os grupos que não completam o número de participantes podem encontrar outros que também estão só. Assim conheceu Cleunice Leones da Silva e Mario Eduardo Donizetti Rocha. A partir daí, começou a amizade e o grupo passou a participar das competições em conjunto.
Declarações de amor a Brasília – Gilberto Felisberto da Silva nasceu no Piauí e está em Brasília há 27 anos. Neste período mudou-se por três vezes, mas foi aqui que resolveu morar e ter seus filhos. “Tenho dois filhos que nasceram aqui. Todas as vezes que saí senti falta. Aqui é um lugar muito bom onde a gente encontra emprego e pode criar os filhos”, diz.
Mario Eduardo Donizetti Rocha mora em Brasília há seis anos. Neste período criou um laço que só quem ama sente. “Tenho uma forte ligação com Brasília, quando passo alguns dias longe de Brasília já sinto saudade”.

Confira os vencedores
Masculino Geral
1º Gran Cursos
2º Cruzeiro
3º Supercei Poupex

Feminino
1º Gran Cursos
2º Free Corner
3º Lo Rã

Misto (homens/mulheres)
1º Supercei
2º Free Corner
3º Grancursos

Adaptados
1º CID Paraolímpico Ceilândia
2º AEEP-DF Astronautas
3º CID Paraolímpico Ceilândia