22/04/2012 às 20:56, atualizado em 17/05/2016 às 15:03

Festa tranquila

Esplanada recebeu cerca de 150 mil pessoas para festejar os 52 anos de Brasília. A comemoração transcorreu com registro de poucas ocorrências

Por

Cinara Lima, da Agência Brasília

A Esplanada dos Ministérios recebeu aproximadamente 150 mil pessoas durante os festejos em comemoração ao aniversário de 52 anos de Brasília. A festa começou às 8h com a Maratona Brasília de Revezamento e foi encerrada às 3h da manhã com o show da banda Capital Inicial.
 
 O comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Suamy Santana, afirmou na noite de sábado (21), após a missa de ação de graças pelo aniversário da cidade, que a PM está nas ruas obtendo êxito em manter a criminalidade baixa. Segundo ele, a corporação conta com um policiamento massivo na área central da cidade para o fim de semana de festa. São cerca de 2 mil homens.
 
 “A PM tem o papel de fazer a prevenção a partir de sua presença. Além disso, a determinação é para que todos os homens mantenham atenção redobrada. Não basta estar nas ruas, é preciso estar efetivamente exercendo atividade de fiscalização e controle, para que possamos detectar pessoas em atitude suspeita ou na prática crimes”, enfatizou o coronel Suamy Santana.
 
 Para garantir a segurança da festa do dia 21, a Polícia Militar do Distrito Federal intensificou o policiamento na Esplanada com um efetivo de 800 policiais durante todo o sábado e 60 viaturas, entre motos e carros.
 
 Os policiais estiveram distribuídos em toda área do evento: Palco Brasília (principal), Tenda da Diversidade, Palcos Juventude e Gospel, Espaço Criança e nos estandes montados no gramado central da Esplanada.
 
 O Corpo de Bombeiros, que contou com 380 militares distribuídos por todos os locais da festa, registrou 43 ocorrências, a maioria relacionada ao consumo excessivo de álcool e desmaios. Houve apenas uma vítima de arma branca sem risco de morte. Três tendas foram montadas para realizar o atendimento ao público. A corporação disponibilizou ainda 19 viaturas operacionais e oito de apoio, além de um helicóptero para atendimentos de maior complexidade.
 
 A Polícia Civil registrou 45 ocorrências durante o evento, sendo 14 administrativas, como extravio de documentos e acidentes de trânsito sem vítimas, e 31 ocorrências criminais de fatos ocorridos em flagrante. Das 31 ocorrências, 16 adultos foram conduzidos a 5ª Delegacia de Polícia, sendo que nove foram presos e sete liberados. Cinco menores de idade foram apreendidos. Uma equipe composta por 100 agentes e cinco delegados foi responsável pela segurança da festa que contou ainda com 34 viaturas.