22/04/2012 às 14:05, atualizado em 17/05/2016 às 15:04

UnB comemora jubileu em parceria com o GDF

Abertura do festival que será o centro dos festejos da universidade teve apoio da Secretaria de Estado de Cultura

Por

Thais Antonio, da Agência Brasília

Foi dada a largada para o Festival Latino-Americano e Africano de Arte e Cultura (Flaac) ontem, 21 de abril. Um concerto na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional comemorou os 50 anos da Universidade de Brasília e lançou oficialmente o festival que irá até 10 de agosto, com atividades artísticas e acadêmicas.
 
Na ocasião, o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, e o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, assinaram um convênio que prevê o apoio da secretaria para a realização do Flaac. “A Secretaria de Cultura do Distrito Federal se sente honrada e parceira desta instituição maravilhosa. A Universidade de Brasília cumpre o seu papel de diálogo com a sociedade, de incomodar a sociedade, de fazer pensar”, declarou o secretário Hamilton Pereira.
 
Em seu discurso, ele lembrou a entrega do Catetinho restaurado e da obra civil da Torre Digital à população, além de destacar a importância da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que fazem parte das comemorações do aniversário de Brasília. “Pela primeira vez em 52 anos esta cidade celebra o seu aniversário em torno deste objeto mágico que influencia todas as culturas do mundo, o livro. Celebramos também os 50 anos desta universidade. A UnB é inseparável da história da construção e concepção de Brasília.”
 
O reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, reforçou a importância da parceria entre o Governo do Distrito Federal e a universidade. “Estamos abraçados nesta dimensão de cooperação. Somos parceiros na Bienal e somos a expressão da capacidade de amalgamar esforços em favor da cultura da cidade”, disse.  
 
Apresentação – O concerto de abertura do Flaac contou com dois atos. No primeiro, apresentaram-se a Orquestra e o Coro Sinfônico da UnB, que tocaram uma composição inédita do professor Sérgio Nogueira. O segundo ato foi marcado por uma mistura de música clássica e popular, com a Orquestra Brasiliana acompanhada de músicos como a solista Denise Tavares, Mônica Salmaso, Mario Ulloa, Mariene de Castro, de Maurício Tizumba e Meninos de Minas. Professores, estudantes e servidores da UnB lotaram a Sala Villa-Lobos.
 
O professor José Carlos de Córdova Coutinho, que chegou à UnB em 1968 e hoje está aposentado pelo Departamento de Arquitetura, aprovou o relançamento do Flaac, que teve sua primeira edição há 25 anos. “O Flaac tem prestígio. A UnB e a Secretaria de Cultura se abraçam em benefício geral da população”, declarou. “Me sinto feliz de estar vivo para comemorar este cinquentenário.”
 
Saiba mais sobre o Flaac no site: http://www.flaac2012.com.br/