Este ano, a vacinação ocorrerá entre 5 e 25 de maio, em 142 postos distribuídos por todas as cidades do DF

" /> Este ano, a vacinação ocorrerá entre 5 e 25 de maio, em 142 postos distribuídos por todas as cidades do DF

">

25/04/2012 às 18:26

Campanha de vacinação contra gripe

Este ano, a vacinação ocorrerá entre 5 e 25 de maio, em 142 postos distribuídos por todas as cidades do DF

Por


. Elza Fiuza/ABr

Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Saúde (SES) lançou nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe. Este ano, a vacinação ocorrerá entre os dias 5 e 25 de maio, em 142 postos distribuídos por todas as regiões administrativas da cidade. A meta é vacinar quase 300 mil pessoas.

A campanha de 2012 contempla gestantes, idosos, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, profissionais de saúde, indígenas e, pela primeira vez, a população carcerária.

Realizada em parceria com o Ministério da Saúde, a campanha tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da Influenza nestes grupos.

O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destacou que os tipos de vacinas utilizadas na campanha são indicadas contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Contra-indicação – As pessoas que têm alergia à clara de ovos devem evitar a vacina, porque ela é feita com a proteína do ovo e pode causar choque anafilático. Aqueles que tiveram reações adversas anteriores também devem evitá-la. Em casos de doenças agudas e febris ou pacientes com doenças neurológicas é recomendável a busca de avaliação médica. Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após receber a dose para realizar a doação.