GDF lançou nesta quarta (25) certame público de âmbito nacional para selecionar novas ideias para implantação de parques e edificações no Distrito Federal" /> GDF lançou nesta quarta (25) certame público de âmbito nacional para selecionar novas ideias para implantação de parques e edificações no Distrito Federal">

25/04/2012 às 22:57

Concurso nacional para arquitetos e paisagistas

GDF lançou nesta quarta (25) certame público de âmbito nacional para selecionar novas ideias para implantação de parques e edificações no Distrito Federal

Por

Da redação, com informações da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano

O Governo do Distrito Federal lançou nesta quarta-feira (25) concurso público nacional com o objetivo de selecionar projetos arquitetônicos e paisagísticos para a implantação de parques nas cidades de Sobradinho, Gama e Paranoá.

O certame também vai fazer a seleção de projetos para o Centro de Exposição Agropecuária, em Planaltina, e para a reforma do edifício-sede da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), localizado no Setor Comercial Sul, em Brasília.

Provocar ideias novas. Este foi o principal motivo destacado pelo secretário de Habitação, Geraldo Magela, para o lançamento do concurso. A seleção pública de arquitetos e paisagistas será realizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do DF (IAB/DF).

Concurso público – O concurso será realizado em uma etapa, na qual os concorrentes serão classificados até a terceira colocação. Cada participante poderá concorrer nas duas áreas.

As equipes técnicas classificadas em 1º lugar de cada objeto/tema formalizarão contrato com a Sedhab para a elaboração do projeto executivo e projetos complementares. O IAB/DF prestará apoio técnico na revisão dos produtos.

A partir da assinatura do contrato, será formulado cronograma estabelecendo prazo para as inscrições, julgamento, premiação e demais fases para a implantação dos projetos.

Comissão Julgadora — Serão constituídas duas comissões julgadoras distintas: uma responsável pela avaliação dos projetos de parques e outra responsável pela avaliação dos projetos de edificações. Cada uma dessas comissões será constituída por cinco membros titulares, arquitetos, dos quais três indicados pelo IAB e dois pela Sedhab – a secretaria deverá indicar para uma de suas vagas arquiteto da Região Administrativa (RA) do projeto apresentado, à exceção da RA Brasília, que será representada por dois arquitetos da Sedhab.

O corpo de jurados do IAB será indicado por arquitetos de todo o território brasileiro, sendo composto por profissionais com conhecimento dos regulamentos de concursos da Organização das Nações Unidas para a educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do IAB, e que se notabilizaram pela qualidade de sua atuação profissional.