03/05/2012 às 13:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:49

Detran promove educação no trânsito

Ações educativas são realizadas com motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres

Por


. Divulgação/Detran-DF

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), por meio da Gerência de Ação Educativa de Trânsito, realiza até 8 de maio diversas ações de conscientização dos condutores. Os principais alvos da campanha são motoristas que estacionam em locais proibidos ou impróprios e em faixas exclusivas para o transporte coletivo e alunos de escolas públicas.

 

As ações começaram ontem (2), com a presença de agentes do Detran-DF nos estacionamentos do Setor Hospitalar Norte. Nos veículos estacionados em locais proibidos eles afixaram “falsas multas”. De um lado do material impresso havia a aparência de uma notificação e do outro lado os dizeres: “O susto vai passar, mas a lição deve permanecer”.

 

De acordo com a gerente de Ações Educativas de Trânsito, Andrea Costa, o calendário é permanente e as ações servem para promover a segurança no trânsito.

 

Estão previstas ainda um Painel de Mobilidade Cidadã, que inicia hoje, quinta-feira (3), e reunirá autoridades que apresentarão um panorama do trânsito no Distrito Federal e do trabalho que vem sendo desempenhado pelo Comitê de Prevenção da Morbimortalidade de Acidentes de Trânsito.

 

As demais ações serão realizadas em eventos, como o aniversário do Guará e a Ação Global, na Vila Rabelo, em Sobradinho II, ambos no sábado (5), com jogos educativos de trânsito e apresentação de bonecos. A iniciativa tem como objetivo orientar a população para uma convivência harmônica entre pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas.

 

A partir da próxima segunda-feira (7), será a fez do projeto Semana de Educação para a Vida, que visitará escolas de ensino fundamental na Asa Sul, recantos das Emas e Samambaia. Os alunos serão orientados sobre os procedimentos adequados para atravessar na faixa, o uso correto da bicicleta e o bom comportamento do passageiro.