14/05/2012 às 17:33

Brasília e Fortaleza têm os estádios mais adiantados

Governador Agnelo Queiroz participou da segunda vistoria do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, à arena na manhã de hoje

Por


. Foto: Roberto Barroso

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em visita com o governador Agnelo Queiroz ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, nesta segunda-feira, afirmou que Brasília e Fortaleza são as únicas cidades-sede com mais de 50% das obras concluídas. A obra do Estádio Nacional está, hoje, 58% finalizada.

“A visita foi impactante pela visível transformação da obra. O Estádio Nacional é um exemplo da ousadia e do sonho da capital do país. Juscelino (Kubitschek) ficaria orgulhoso desta obra”, ressaltou o ministro Aldo Rebelo. “O que vi referenda a avaliação da própria Fifa, de que esta arena é referência em tecnologia e sustentabilidade na construção civil. Brasília reafirma seu compromisso como sede da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. E não há nada que não confirme a realização dos dois eventos aqui”, acrescentou ele.

Esta foi a segunda vistoria realizada pelo ministro à Ecoarena que sediará a abertura da Copa das Confederações, em 2013, e sete jogos da Copa do Mundo de 2014.

Ao lado do ministro, Agnelo Queiroz ressaltou a relevância do estádio: “Este é um monumento importante, que agrega valor e atrai turistas. Além disso, a arena será referência em sustentabilidade para a construção dos próximos estádios”, disse o governador, ao citar a conquista do selo Leed Platinum, certificação internacional que qualifica a obra como totalmente sustentável. “O Estádio Nacional faz parte do plano de desenvolvimento econômico de Brasília. Ele será um legado para a população.”

Multiuso – O ministro também ressaltou a importância dos estádios do país serem utilizados como arenas multiuso – caso do Estádio Nacional de Brasília. “Fui ao Estádio de Wembley, em Londres, e lá são realizados apenas três jogos de futebol por ano. Entretanto, a arena é referência em lazer e recebe eventos como shows, congressos e espetáculos, além de possuir bares e restaurantes. É isso o que garante o sustento do estádio e dá vida ao monumento e à cidade”, afirmou.

Antes mesmo do início da Copa do Mundo de 2014, o Estádio Nacional passará por licitação internacional para que uma empresa especializada em entretenimento assuma a administração da arena e potencialize, assim, o desenvolvimento econômico de Brasília, gerando renda e emprego. A empresa vencedora ficará responsável por inserir a capital em um calendário de eventos e shows nacionais e internacionais, o que garantirá o aquecimento do setor de serviços, que inclui bares, restaurantes e hotéis, entre outros.

“Já existe interesse por parte de muitas empresas na administração deste espaço multiuso que será muito importante para o desenvolvimento econômico da cidade. Tenho certeza que o Estádio Nacional será uma das arenas mais disputadas, pois Brasília, além de ser a capital do país, é um patrimônio cultural, possui a maior renda per capita e a quarta população do Brasil”, ressaltou o governador do DF.

“Por isso, afirmo: para quem diz que o estádio será um elefante branco, respondo que elefante branco vai continuar sendo por muito tempo apenas o simpático nome de uma escola pública do Distrito Federal”, acrescentou o ministro.

Andamento das obras – O governador do DF e o ministro percorreram de ônibus o canteiro de obras da Ecoarena. Aldo Rebelo constatou que as obras do estádio estão dentro do cronograma estabelecido pelo Governo do Distrito Federal, com a conclusão de 58% de sua execução até agora. A arquibancada inferior está finalizada e o setor intermediário, que abrange camarotes e arquibancada, está 90% pronto.

A montagem da arquibancada superior está em andamento, com a instalação de peças de concreto pré-moldadas em ritmo acelerado. O processo de fabricação em série dos pré-moldados é realizado em uma central no canteiro de obras, desde dezembro de 2011. A solução dos pré-moldados agiliza a execução da obra e não gera custos adicionais. Além disso, garante melhor acabamento das peças e, consequentemente, aumenta a vida útil do concreto. Cerca de 20 trabalhadores estão envolvidos na instalação, realizada por meio de um guindaste que suporta até 650 toneladas.

No último mês, foram iniciadas as instalações prediais (tubulações de água, de esgoto, parte elétrica, de telefonia e de combate a incêndio) e especiais (específicas para um estádio, como telecomunicações e controle de acesso), além dos acabamentos (alvenarias, execução de piso, entre outros).

Os pilares com mais de 36 metros de altura livre e o grande anel da esplanada (área de acesso formada por pilares que circundam as arquibancadas), com 300 metros de diâmetro, estão sendo executados para receber a cobertura metálica que protegerá os cerca de 70 mil espectadores do sol e da chuva, proporcionando conforto para os jogos e eventos na Ecoarena.