15/05/2012 às 23:28

Agrobrasília 2012 vai superar expectativas

Governador Agnelo Queiroz abre a 5ª edição da mais expressiva feira de agronegócios do Cerrado, que amplia a cada ano sua importância econômica e tecnológica

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília

O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama Ilza Queiroz e do vice-governador Tadeu Filippelli, participou, na tarde desta terça-feira (15), da abertura oficial da 5ª edição da Agrobrasília, no Auditório Buriti do Parque Tecnológico Ivaldo Cenci. Além de visitar vários estandes, o governador lançou o programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que pretende aliar produção de alimentos e bioenergia com redução dos gases de efeito estufa.

Na ocasião, o governador ressaltou a vocação agrícola do Distrito Federal e Entorno. “Brasília não é somente um centro administrativo, é também um centro de agronegócios. A  Agrobrasília traz significativos avanços para a economia, produção e troca de experiências na área tecnológica, na medida em que mostra para o produtor tudo o que é inovador na área em um mesmo local”, avaliou o governador Agnelo Queiroz.

O evento segue até o dia 19 de maio e conta com mais de 350 expositores, entre cooperativas, órgãos governamentais e empresas de implementos, insumos, máquinas e pesquisa agrícola. Com uma expectativa de receber 60 mil visitantes e movimentar R$ 250 milhões em negócios, a Agrobrasília se tornou a maior feira de agronegócios do Cerrado, que a cada ano ganha força política, visibilidade e importância econômica.

A Feira é uma realização da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), em parceria com o Governo do Distrito Federal, por intermédio da Empresa de Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e da  Secretaria de Agricultura e Pecuária do DF (Seagri-DF).

Evolução – O vice-governador Tadeu Filippelli ressaltou a evolução da edição 2012 em relação aos anos anteriores . “Um exemplo desse crescimento acelerado é que, em apenas cinco anos, a feira já está consolidada no calendário oficial do agronegócio”, afirmou.

Para o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lúcio Taveira Valadão, “eventos como este ressaltam o papel do DF como polo de tecnologia, conhecimento e negócio”.

Outro aspecto da Agrobrasília, destacado pelo secretário Nacional de Agricultura Familiar do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, é a participação da agricultura familiar. Um estande apresenta duas políticas públicas do ministério para o público: a linha de crédito Pronaf Mais Alimentos e a Rede Brasil Rural.

 

Agrobrasília 2012 – Feira de Tecnologias e Negócios

Até 19 de maio de 2012
Das 9 h às 18h
Entrada franca
Local: Parque Ivaldo Cenci, PAD-DF. BR-251, Km 5, Brasília-DF, sentido
Brasília-Unaí (MG)