15/05/2012 às 22:00

Comitê local para Rio+20

O Distrito Federal levará para a Conferência experiências, programas e projetos. Entre eles, o das obras do Estádio Nacional

Por Da Redação, com informações da Semarh


. Foto: Pedro Ventura

Acaba de ser criado o Comitê Executivo do Distrito Federal que irá participar da Conferência das Nações Unidas sobre a Sustentabilidade – Rio+20. O evento irá discutir as diretrizes para o desenvolvimento sustentável no planeta e será realizado em junho no Rio de Janeiro. O decreto, assinado pelo governador Agnelo Queiroz, foi publicado ontem (14), no Diário Oficial do DF.

De acordo com o decreto nº 33.658, de 11 de maio, o Comitê vai ser coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Além disso, contará com a participação de representantes das secretarias de Turismo, de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Publicidade Institucional e Comunicação Social.

O comitê vai ficar responsável pela organização das atividades do estande promocional do Distrito Federal, que será instalado no Rio Centro, durante o calendário da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Distrito Federal levará para a Conferência experiências, programas e projetos da Semarh e das demais secretarias sobre economia verde, já que esse é o tema da Rio+20, como as obras do Estádio Nacional, o programa Brasília, Cidade Parque e o projeto Plante uma Árvore.


Rio+20 –
 A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

O objetivo da Rio+20 é a renovação do compromisso político dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.