15/05/2012 às 14:35, atualizado em 17/05/2016 às 14:20

PAC da Mobilidade Urbana e melhoria do transporte público

No programa semanal de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (15), Agnelo Queiroz destaca os investimentos em mobilidade urbana e os ganhos em qualidade de vida que os usuários do transporte público no DF terão até 2014

Por Secretaria de Comunicação

Na edição de hoje (15) do programa Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz ressaltou a importância da parceria entre o governo local e o governo federal para a melhoria do sistema de transporte do DF. Em entrevista ao jornalista Carlos Campbell, Agnelo Queiroz enumerou os projetos contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana e assegurou que o DF vai passar por uma revolução no transporte público até 2014.

O governador detalhou como serão aplicados os R$ 2,2 bilhões que o governo federal destinará ao DF por meio do PAC. “O primeiro projeto é a construção do Sistema de Transporte do Eixo Sul, que liga o Gama e Santa Maria ao Plano Piloto. Além do Eixo Sul, vamos investir no Eixo Oeste”, disse. “O terceiro projeto é a expansão e modernização do metrô em Brasília.”

“No nosso governo, transporte público é a prioridade. Estamos conseguindo esses recursos do governo federal porque nós fizemos a lição de casa. Tivemos o nosso Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade aprovado na Câmara Legislativa depois de 50 anos”, reforçou.

A qualidade de vida da população, segundo Agnelo Queiroz, é uma das consequências diretas da melhoria no transporte. “Aqui em Brasília, esses projetos vão beneficiar muito a nossa população que vai ficar menos tempo dentro de um transporte para ir ao trabalho ou estudar”, destacou. “O tempo gasto hoje será convertido em horas de lazer com a família, mais tempo para o descanso e outras atividades”, completou.

Sobre o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o governador explicou que o projeto não está vinculado à Copa do Mundo de 2014. “É uma modalidade de transporte moderno que a cidade precisa. Vamos fazer essa obra mirando para o futuro do Distrito Federal”, enfatizou. “A Justiça anulou a licitação feita no governo anterior. Estamos refazendo esse projeto e vamos licitá-lo. Ele terá três etapas: uma etapa do Aeroporto até o final da Asa Sul, a outra até o centro da cidade e depois até o final da Asa Norte.”

O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Política de Resíduos Sólidos, modelo de transporte público do DF, políticas de atenção à mulher, participação popular, programa Brasília, Cidade Parque e preservação do meio ambiente.

Todo o conteúdo do programa estará disponível para download aqui na página da AGÊNCIA BRASÍLIA. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.