16/05/2012 às 15:34

Paranoá contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

 Serão realizados curso, oficinas e caminhada em parceria com a Rede Social Paranoá e Itapoã

Por Secretaria de Saúde

 O Programa de Pesquisa, Assistência e Vigilância às Violências do Paranoá – Programa Girassol – e o Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Hospital do Paranoá, promovem até o dia 30 de maio uma série de ações para marcar a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio. Serão realizados curso, oficinas e caminhada em parceria com a Rede Social Paranoá e Itapoã da qual fazem parte conselhos tutelares, instituições governamentais e não governamentais, órgãos do sistema judiciário e lideranças comunitárias para alertar sobre formas de enfrentamento da questão.

Na regional do Paranoá (que atende Paranoá, Itapoã e núcleos rurais da região), no ano passado, foram notificados pelo Programa Girassol 54 casos, de suspeita ou confirmação de violência sexual contra crianças e adolescentes. Este ano já foram notificados 21 casos. Dados registrados no Sistema Nacional de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis – SINAN – indicam que em 2010, 1.156 pessoas buscaram os serviços de saúde no Distrito Federal em virtude de alguma situação de violência.

Na quinta-feira (17), das 8h às 11h e das 14h às 17h, será realizada uma blitz cultural aberta a crianças e adolescentes, também no Centro Social Aldeias SOS. Das 8h às 12h, na sede do Programa Girassol no HRPA, pais de crianças e adolescentes em acompanhamento psicossocial participarão de oficina sobre prevenção ao abuso e exploração sexual.

A III Caminhada de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes está marcada para sexta-feira (18), às 8h, no Itapoã, com a participação da comunidade em geral, além de alunos da Regional de Ensino do Paranoá e Itapoã. A concentração será em frente à Igreja Sara Nossa Terra, na Avenida Central Del Lago.

De 28 até o dia 30 será realizado o curso Atenção à Saúde de Pessoas em Situação de Violência, que reunirá profissionais de saúde e especialistas que compõem a rede intersetorial do Paranoá e Itapoã. Os interessados em participar do curso, no auditório do HRPA, das 8h às 13h e das 14h às 18h, devem se inscrever pelo e-mail: nepshrpa@gmail.com”>nepshrpa@gmail.com.

O curso terá a participação de professores universitários, profissionais do judiciário, das áreas de saúde, segurança pública, assistência social e organizações não governamentais. O objetivo é capacitar a rede de atendimento para a identificação e notificação, além de realizar um pacto de fortalecimento de atenção à saúde não só das crianças e adolescentes em situação de violência, mas também das mulheres e idosos – população também vulnerável ao problema.