19/05/2012 às 19:40

Riacho Fundo II recebe 39 obras

Além de entregar, oficialmente, 39 obras realizadas na cidade, o governador deu início a projetos sociais de estímulo ao exercício da cidadania, como o Quadra Limpa Começa em Casa

Por Cinara Lima, da Agência Brasília


. Roberto Barroso

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, inaugurou, na manhã deste sábado (19), um complexo esportivo e um dos quatro Pontos de Encontro Comunitários (PEC) construídos no Riacho Fundo II. As realizações integram um conjunto de 39 obras, entre construções e reformas, que também foram entregues à população.

“É uma honra trazer essas 39 obras aqui para o Riacho Fundo II. Este complexo esportivo e a PEC do Caubi I, por exemplo, ajudam a melhorar a qualidade de vida da população. Esses locais dão a possibilidade de adultos e crianças praticarem esportes”, avaliou o governador.

Acompanhado pela administradora do Riacho Fundo II, Geralda Godinho, a visita começou no Caubi I, onde o governador inaugurou um dos quatros PECs construídos na cidade.

“A maioria das obras foram reivindicadas pela comunidade por meio do Orçamento Participativo (OPDF). São ações que dizem respeito à qualidade de vida”, verificou a administradora.

Moradora da Vila Caubi I há 25 anos, quando o local ainda era um assentamento de produtores rurais, Antônia Evangelista da Silva aprovou a construção do PEC.

“Foi muito bom o governo ter feito esse ponto de encontro para a ginástica aqui, principalmente para nós que não temos condições de sair lá fora para procurar uma academia”, disse a moradora.

Para o secretário de Habitação, Regulamentação e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, são obras primordiais para a comunidade. “São grandes obras do ponto de vista social. Uma atividade física que pode ser feita perto de casa tem um retorno muito grande para a família como um todo. A característica mais importante dessas obras é que elas são para a população usar no seu dia a dia”, frisou o secretário.

Quadra Limpa Começa em Casa – Em seguida, o governador visitou o beco da QC 6, um dos oito revitalizados por meio do projeto da administração regional batizado de Quadra Limpa Começa em Casa.

De acordo com as regras do projeto, durante uma semana a equipe promove limpeza, plantio de árvores e recuperação de equipamentos públicos, além de realizar ainda oficinas de reciclagem com os moradores, como a fabricação de brinquedos, móveis, artesanato e sabão.

O objetivo principal é promover a cidadania dos moradores. Nesse modelo de intervenção do Poder Público em áreas críticas, foram construídas praças de convivência equipadas com mesas e bancos para prática de atividades recreativas, como jogos de tabuleiro.

Outra preocupação do projeto foi a instalação de lixeiras para receber diversos tipos de lixo (papel, metal, vidro e plástico) como forma de ampliar a conscientização sobre a correta separação dos materiais descartados.

Antes, os becos serviam para depósito de entulho, lixo e animais mortos. A obra traz um novo paradigma na concepção dos espaços públicos existentes na cidade. “Esses becos foram transformados em verdadeiras áreas de lazer, com mesinhas, coretos e muitas lixeiras”, detalhou Agnelo Queiroz.

Complexo Esportivo e de Convivência – Por último, o governador inaugurou o complexo esportivo e de lazer da QN 15 composto por uma quadra poliesportiva, coreto, praças, espaços de convivência e de prática de atividades lúdicas providos de mesas e bancos e um Ponto de Encontro Comunitário.

O governador Agnelo Queiroz reforçou com a população o compromisso de dar início ao processo de regularização do Riacho Fundo II. “Queremos começar a entregar as escrituras no segundo semestre deste ano. É muito importante essa conquista, é a estabilidade jurídica”, pontuou.

Outra questão abordada pelo governador foi a construção de uma Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) na região. “É garantir o emprego e renda mais perto de casa”, ressaltou.

Ao final da inauguração do complexo esportivo da QN 15, o governador Agnelo deu o pontapé inicial ao projeto esportivo Torneio Comunidade, desenvolvido e organizado pela Administração do Riacho Fundo II em parceria com a comunidade e empresas da cidade. O projeto foi concebido como uma das ferramentas a serem utilizadas pelo Poder Público para evitar o ingresso de  crianças, jovens e adolescentes na criminalidade. O torneio começou hoje com uma partida feminina.

Participaram das inaugurações o secretário de Trabalho, Washington Luiz Sales; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Rogério Leão; o deputado federal Roberto Policarpo e o distrital Chico Vigilante.