26/05/2012 às 17:35

Festa do Divino completa 130 anos em Planaltina

Comemoração celebra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus e  leva foliões às ruas da cidade mais antiga do DF

Por Suzano Almeida, da Agência Brasília


. Roberto Barroso

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama Ilza Queiroz, participou no início da manhã deste sábado das comemorações da Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo, na paróquia São Sebastião, em Planaltina. Os festejos, que este ano completam 130 anos na região, começaram no último dia 18 e vão até o domingo (27).

A festa, também conhecida como Folia do Divino, é realizada em Planaltina antes mesmo da inauguração da nova capital, em 1960. É uma homenagem à vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo – Pentecostes –, além de ser considerada a fundação da Igreja Católica. De lá para cá, as comemorações preservam a tradição portuguesa de caminhar pela cidade ao som de músicas religiosas tocadas por fanfarras e liderada pelo imperador e a imperatriz , além dos foliões de rua.

Cerca de 250 pessoas acompanharam a missa de abertura das comemorações. Ele saíram da primeira igreja de Planaltina, a de São Sebastião, passaram pela casa de diversos foliões, entre eles a da secretária da Mulher, Olgamir Amancia, até a igreja matriz, que leva o mesmo nome, onde se encontraram com foliões de outras paróquias.

Participaram das comemorações os secretários de Administração, Wimar Lacerda, de Micro e Pequena Empresa, Raad Massouh, e os deputados distritais Aylton Gomes e Wellington Luiz.