26/05/2012 às 13:40, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Vicente Pires comemora três anos

Iluminação pública, vias revitalizadas e um sistema de captação de águas pluviais estão entre as melhorias em andamento

Por Ailane Silva, da Agência Brasília

A Região Administrativa de Vicente Pires completa neste sábado três anos de criação. Pela primeira vez, a cidade vai passar seu aniversário com iluminação adequada. A Companhia Energética de Brasília (CEB) trocou mais de 1,2 mil pontos de iluminação que haviam sido instalados pelos próprios moradores, no início de fundação da localidade. Segundo ele, mais de mil postes de iluminação serão colocados até o fim do ano. “Vicente Pires está mais iluminada e os moradores fora de perigo, já que a nova instalação dos postes segue todas as normas e procedimentos adequados”, informa o administrador Dirsomar Chaves. A rede de esgoto é outra novidade. Desde 2011, a Administração Regional, em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), trabalha para a implantação do serviço.

Trânsito seguro – Para garantir um trânsito seguro, houve o recapeamento de 35 Km de ruas, a operação tapa-buracos restaurou as vias e o estacionamento próximo à Feira do Produtor foi pavimentado. Os pedestres ganharam quatro quilômetros de calçadas, três de meio fio e aproximadamente 25 rampas de acessibilidade. Além disso, foi implantada rede de águas pluviais em três pontos críticos que causavam alagamento e precisavam com urgência de atenção.

Para oferecer à população mais lazer e esportes, três Pontos de Encontro Comunitário (PECs) estão abertos à comunidade. Até o final do ano, os moradores poderão contar com mais três. A Escola Classe 01, que não tinha espaço destinado às aulas de educação física, também ganhou uma quadra de esportes. “O local receberá cobertura e iluminação”, enumera o administrador.

Está prevista a construção de uma ponte no Córrego Vicente Pires para ligar a marginal da Estrutural à pista do Jóquei, um pedido antigo da comunidade. Em breve, a Companhia urbanizadora da Nova Capital (Novacap), fará a duplicação da Rua 04 A. No local, uma das principais entradas de Vicente Pires, há um grande fluxo de carros e pessoas e precisa de melhorias.

Projetos – Até o final de 2012, será implantado o sistema de captação de águas pluvias em toda a cidade. De acordo com o administrador, apenas alguns pontos críticos da RA contam com esse serviço público e a população sofre com problemas de alagamento. “O projeto executivo já está pronto. A previsão é de que as obras comecem este ano”, confirma.

Regularização – Vicente Pires está mais perto de conseguir a regularização.Segundo o administrador, os próximos passos para a legalização da região são a aprovação do projeto urbanístico e a autorização e licença do  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pelo Conselho do Meio Ambiente do Distrito Federal (Conam-DF). Na cidade, residem cerca de 75 mil pessoas. “A regularização da região permitirá que o governo leve mais serviços públicos a população e viabilizará a melhoria da infraestrutura da cidade”, informa Chaves.

Conheça a Feira do Produtor – Patrimônio de Vicente Pires, a Feira do Produtor recebe cerca de 10 mil pessoas aos finais de semana. Ao passear pelo local, construído em 5 mil m², é possível comprar doces, queijos, peixes vivos e congelados, conservas, pimentas e uma diversidade de produtos. O corretor de imóveis Rafael Ribeiro, 26 anos, conta que mora em Vicente Pires e visita a feira semanalmente. “Gosto muito da cidade e de visitar a feira. O produto que mais me atrai é o queijo. Sempre que venho por aqui compro um para levar para casa”, ressalta.