27/05/2012 às 18:13

Devoção a Pentecostes por todo o DF

Governador Agnelo Queiroz participa de celebrações de Pentecostes no Taguaparque e Planaltina

Por Suzano Almeida, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participa neste fim de  semana dos festejos em devoção a Pentecostes. Na noite de ontem, ele esteve no segundo dia de celebrações promovidas pela paróquia de São Pedro Apóstolo, no Taguaparque, em Taguatinga. Na manhã deste domingo, o governador, acompanhado da primeira-dama Ilza Queiroz, foi a um café da manhã, em Planaltina, com foliões da Festa do Divino.

No Taguaparque, a festa de Pentecostes reuniu cerca de 600 mil fiéis na noite de sábado. O segundo dia foi encerrado com uma missa celebrada pelo padre Moacir Anastácio. “Tenho no Espírito Santo a inspiração para continuar governando a nossa cidade”, disse o governador Agnelo Queiroz, que acompanhou a pregação.

As comemorações da Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo, em Planaltina, começaram nas primeiras horas deste domingo com um café da manhã do qual o governador participou. Agnelo Queiroz foi também um dos entrevistados para um documentário sobre a festa religiosa que, este ano, completa 130 anos.

De iniciativa da Secretaria de Cultura, o documentário faz parte de uma campanha para tornar a Festa do Divino Patrimônio Imaterial do Distrito Federal. “A tradição desta festa faz parte das raízes do povo brasileiro. É um encontro com Deus que ultrapassa o patamar religioso e cultural. Por isso, temos que preservá-la” afirmou o governador.

Fé e tradição – O folião Souza Lima é um dos responsáveis pelo resgate das tradições que marcam a Festa do Divino Espírito Santo. Segundo ele, esse movimento começou em 1972, quando se acreditava que o desenvolvimento de Brasília colocaria em risco as festas e tradições de Planaltina.

Souza Lima diz que a Festa do Divino é um lugar onde há a “igualdade social” e que todos podem participar. “Aqui não há lugar especial ou refeição diferenciada para um ou para o outro por que ele é mais importante do que ou por ser uma autoridade. Essa é uma festa onde predomina a igualdade social e que ninguém pergunta quem convidou. Todos são bem vindos.”

Participaram da celebração de Pentecostes no Taguaparque os senadores Romero Jucá e Gim Argello; os deputados distritais Chico Vigilante e Washington Mesquita e o administrador de Taguatinga, Carlos Jales.

Na Festa do Divino estiveram presentes os secretários da Mulher, Olgamir Amancia, da Micro e Pequena Empresa, Raad Massouh, e de Administração Pública, Wilmar Lacerda; os deputados distritais Joe Valle, Cláudio Abrantes e Wellington Luiz, além do senador Rodrigo Rollemberg.