30/05/2012 às 17:52

Manhã especial para crianças do CEE de Santa Maria

Programa Brasília para Todos leva ao Parque da Cidade cerca de 90 crianças com necessidades especiais

Por Suzano Almeida, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

A manhã desta quarta-feira (30) foi bem diferente para cerca de 90 crianças do Centro de Ensino Especial nº 1 de Santa Maria. Elas fizeram um passeio no Parque Ana Lídia (Parque da Cidade), organizado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus). O grupo foi selecionado pelo projeto Brasília para Todos, que tem o objetivo de levar crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais de regiões carentes do Distrito Federal a locais como museus, parques e outras atrações turísticas.

Desde o início do programa, no segundo semestre de 2011, foram realizados outros dois passeios com a garotada. Com os alunos do CEE nº1 de Santa Maria, a Sejus chegou à marca de 250 crianças atendidas pelo Brasília para Todos.

“Quando começamos os passeios, vimos que uma atividade como esta significa muito. Basta olhar os rostos destas crianças, por exemplo, para ver a felicidade estampada neles”, observa o coordenador de Políticas Sociais da Sejus, Paulo Cézar Fiuza, lembrando que a inserção social destas pessoas é um dever do Estado. “Sem esta estrutura, muitas destas crianças não estariam aqui. Essa é uma oportunidade delas se igualarem às outras”, completa.

Devido à dificuldade de conseguir transporte, a direção do CEE nº 1 encontrava obstáculos para organizar este tipo de evento, que ocorria apenas uma vez ao ano. Ao tomar conhecimento do projeto da Sejus, bastou agendar uma data junto à Coordenação de Políticas Sociais da secretaria para garantir a realização da atividade.

“Para os nossos alunos, apenas o fato de sair da escola já é motivo de alegria”, conta a orientadora do Centro de Ensino Elidiane Novais. “Alguns pais não têm como trazer seus filhos e a ajuda da Sejus foi muito importante para viabilizar o passeio”, completa.

O aluno Emanuel Menezes Oliveira aprova atividades como a de hoje. “É bom sair com o pessoal. Os professores do colégio cuidam bem da gente”, comenta o estudante, que tem na capoeira sua atividade escolar preferida.