30/05/2012 às 14:22

Rumo ao Pódio Olímpico: inscrições terminam nesta quarta

 Serão selecionados atletas (feminino e masculino) com idade de 15 a 21 anos para se tornarem medalhistas olímpicos em 2020 em provas de atletismo

Por Secretaria de Esporte


. Foto: Elza Fiúza/ABr

 Estão abertas até hoje (30) as inscrições para o programa Rumo ao Pódio Olímpico. O programa, da Secretaria de Esporte e do Instituto Joaquim Cruz, vai selecionar atletas (feminino e masculino) com idade de 15 a 21 anos para se tornarem medalhistas olímpicos em 2020 em provas de atletismo. Os interessados podem se inscrever nos Centros Olímpicos de Ceilândia, Brazlândia, Estrutural, Recanto das Emas e Samambaia, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Os jovens irão participar da primeira etapa da seleção no próximo sábado (2 de junho), quando será realizado um teste de 600 metros, de onde sairão 400 atletas para a próxima etapa. Nas semanas seguintes serão realizadas mais duas peneiras: uma irá selecionar 200 jovens e a próxima deixará 100 candidatos. Na última semana serão selecionados 50 atletas, que durante oito semanas participarão de um treinamento do qual serão escolhidos os 30 jovens que irão compor a equipe do programa Rumo ao Pódio Olímpico.

A partir de setembro, o grupo vai treinar com equipe técnica especializada e terá suporte de fisioterapeuta, psicólogo e assistente social, além de receber benefícios como vale alimentação, vale transporte, assistência odontológica e uma bolsa auxílio, no valor de R$ 920. Os 30 atletas também irão participar de uma série de competições nacionais de provas de fundo e meio-fundo (800m, 1.500m, 3.000m, 10.000m e maratona). A ideia é que o programa seja referência no país nessas categorias. As provas de meio-fundo e fundo do atletismo foram escolhidas para aproveitar a vocação de Brasília.

Os melhores resultados da história do esporte nacional vieram de atletas da cidade, como Joaquim Cruz e Carmem de Oliveira. Carmen integra a equipe de coordenação dos Centros Olímpicos da Secretaria de Esporte e está acompanhando de perto o desenvolvimento do programa.

Transporte para o local dos testes – No dia 2/6, no período da tarde, estará disponível um ônibus em cada Centro Olímpico onde foram realizadas inscrições: Brazlândia, Estrutural, Recanto das Emas e Samambaia, para transporte dos atletas para o teste, que será realizado no Centro Olímpico de Ceilândia. No dia do teste, é necessário levar o comprovante da inscrição e um documento de identidade com foto. Os menores de 18 anos devem levar uma Autorização dos pais ou responsáveis. Os candidatos precisam comparecer usando tênis, calção e camiseta.

Rumo ao Pódio Olímpico

Períodos de inscrições: até hoje, quarta-feira

Idade: 16 a 21 anos Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h

Local: Centros Olímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Brazlândia, Estrutural, Recanto das Emas e Samambaia

Processo seletivo: os candidatos farão teste em prova de corrida no dia 2/6.