30/05/2012 às 12:32

Vacinação contra aftosa termina nesta semana

 Amanhã, quinta-feira (31), é o último dia para que os criadores de bois e búfalos possam adquirir, nas 26 lojas credenciadas pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rurail (Seagri), a vacina contra a febre aftosa. Estima-se que no Distrito Federal sejam vacinados 99 mil bovinos e 580 bubalinos.

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa. A transmissão se dá não só pelo contato entre animais doentes e sadios, mas também pelo ar, água, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas, calçados) que entram em contato com os animais doentes. A vacina, que custa em média R$ 1,45, é uma medida preventiva, pois a disseminação da febre aftosa compromete o sistema produtivo, provoca prejuízos econômicos na produção pecuária e tem um impacto significativo no comércio de produtos para o exterior.

O surgimento da doença provoca uma série de embargos à exportação de animais, de carne fresca e de produtos derivados, prejudicando o padrão sanitário dos alimentos de origem animal exigido nos acordos de comércio internacional, o que atinge a todos os produtores.

Até o dia 15 de junho, os produtores devem apresentar relatório à Seagri informando a quantidade e idade dos animais do seu rebanho. O proprietário que não tiver o rebanho vacinado, além das multas e notificações, não poderá fazer o transporte de animais e nem comercializar os produtos derivados.

Por Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural


. Divulgação