31/05/2012 às 20:33

Chegou o Procon Digital

Primeiro no Brasil entra em funcionamento a partir de amanhã

Por Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania

 O Procon Digital veio para facilitar a vida dos milhões de consumidores brasilienses. A falta de tempo é a maior aliada de empresas que desrespeitam os consumidores e, na era digital, tudo se resolve on line. A partir de amanhã (1/6), os consumidores contam com mais um instrumento para fazer denúncias e pedir orientação virtualmente.

A iniciativa é pioneira no Brasil porque a plataforma usada permite ao consumidor fazer a denúncia e anexar arquivos que ajudem no processo, como fotos, documentos, entre outros. O sistema entrará no ar em caráter experimental por 90 dias, até que outras funcionalidades sejam instaladas definitivamente. Para utilizar o Procon Digital, os consumidores deverão fazer um cadastro com dados básicos, como nome completo, e-mail, localização e contatos. Após o registro, o usuário receberá um e-mail imediatamente com a confirmação de recebimento e em até 72 horas receberá uma resposta definitiva para o processo.

O sistema funcionará das 16h às 20h e o usuário também poderá acompanhar o processo on line. “Noventa por cento dos registros no Procon são referentes a pedidos de orientação e denúncias. Por isso, nesse caráter experimental de 90 dias, vamos oferecer estas opções mais requisitadas e esperamos desafogar a demanda presencial”, explica o secretário de Justiça Alírio Neto, que fará o primeiro acesso ao sistema no ato de lançamento.

Atendimentos – De janeiro a dezembro de 2001, o Procon atendeu 229.558 consumidores. Cerca de 90% dos registros correspondem a pedidos de orientação e denúncias.

Serviço

Evento: Lançamento do Procon Digital

Data:1/6

Horário:10h

Local: Sede do Procon – 2º andar no shopping Venâncio 2000.