Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
31/05/2012 às 20:19
Jovens em cumprimento de medida socioeducativa dão depoimentos de superação
“Estou aqui não porque alcancei o Ato Meritório, mas é como se fosse uma despedida, pois daqui a alguns dias vou embora. Queria falar que cheguei aqui de uma forma agressiva, pois o cara fica confuso e acaba se envolvendo em ocorrência. Mas, com o decorrer do tempo, nós percebemos que não leva a nada e tomamos a iniciativa de melhorar nosso comportamento. E hoje, vejo que a medida socioeducativa surtiu efeito, pois melhorei bastante, criei mais maturidade, responsabilidade e descobri que aqui pode ser um lugar em que podemos parar para pensar e refletir sobre a hora de mudar e que essa pode ser a nossa última chance”.
Foi com essas palavras que um jovem de 16 anos abriu o evento da tarde desta quarta-feira (30), realizado na Unidade de Internação do recanto das Emas (Unire) para celebrar o “Dia do Mérito” – que ocorre uma vez por mês. O evento tem o intuito de potencializar as boas condutas dos adolescentes que cumprem a medida socioeducativa.
A secretária da Criança, Rejane Pitanga, e as subsecretárias do Sistema Socioeducativo, Ludmila de Ávila Pacheco, e de Políticas para Crianças, Lania Alves prestigiaram o evento.
Rejane Pitanga reconheceu a importância desse tipo de atividade para a ressocialização dos garotos. “É muito gratificante ver a alegria e o orgulho estampados nos olhos das mães, pais e familiares aqui presentes. Seus filhos são vitoriosos por terem passado o mês sem nenhuma ocorrência”, elogiou. “Sabemos das dificuldades e da total ausência por parte do Estado em todos esses anos. Queremos humanizar as Unidades de Internação e encaminhar políticas públicas para que cada vez menos adolescentes venham para cá.”
No encerramento das falas um rapaz de 18 anos emocionou a todos os presentes com suas palavras. “Deixei para agradecer no final a pessoa mais importante para mim: minha mãe. Mãe desculpe por tudo que fiz, pela humilhação de me ver aqui. Mas, mãe tenha certeza que mudei. Nunca mais lhe darei desgosto. Digo a vocês que fico feliz em receber o Ato Meritório, mas minha mãe é o maior mérito da minha vida.”
Teatro – Um besteirol para fazer todos rirem. Foi assim que Otani D’Carlo definiu a peça que apresentou: “A fogosa chifranilda”. Otani confessou que tem uma vontade imensa de passar por todas as Unidades de Internação do DF e levar a esses jovens, por meio da arte, um pouco de esperança de um mundo mais feliz. Otani se propôs a preparar oficinas teatrais a serem desenvolvidas dentro das unidades, com o objetivo de preparar os meninos para ingressar em qualquer companhia de teatro.