10/06/2012 às 14:00

Hospitais terão novo controle de frequência

Medida será implantada pelo GDF em toda a rede pública. Servidores do Hospital do Guará são os próximos a receberem instruções sobre o ponto controlado por identificação biométrica

Por Secretaria de Saúde

Servidores do Hospital Regional do Guará (HRGu) participam na próxima segunda-feira (11) do Seminário de Sensibilização para Instalação do Ponto Eletrônico, das 15h às 18h, no auditório da unidade. A instalação do novo sistema de controle de frequência em toda rede pública de Saúde pretende proporcionar maior transparência e segurança aos servidores e à Secretaria de Saúde, em relação à jornada de trabalho.

O ponto eletrônico permitirá a integração do sistema, eliminando a duplicidade das informações e garantindo a segurança dos conteúdos registrados. Além disso, proporcionará o aperfeiçoamento do processo de gestão do trabalho, garantindo a valorização dos servidores que cumprem a carga horária.

O aumento da qualidade de vida dos servidores, a prevenção de doenças profissionais e acidentes de trabalho decorrentes do excesso de jornada são outras vantagens do ponto eletrônico, apontadas pela gerência da Subsecretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde.

O controle eletrônico por identificação biométrica substituirá a assinatura diária, em folha de papel. Também serão instaladas catracas no acesso às unidades, inicialmente só dos servidores e, numa segunda etapa, de visitantes, pacientes e todos que comparecerem aos estabelecimentos públicos de Saúde. Atualmente, um terço das demandas recebidas pela Corregedoria da Saúde são relacionadas ao descumprimento de carga horária.

No Hospital de Base e na sede da Secretaria de Saúde já foi concluído o cadastramento dos servidores. De acordo com a portaria de implantação do sistema, será institucionalizada a compensação de horas (banco de horas) na secretaria.

O secretário-adjunto de Saúde, Elias Fernando Miziara, e a subsecretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Maria Natividade Santana, devem participar do seminário no Hospital Regional do Guará.