11/06/2012 às 19:11

Atividade física para idosos é tema de palestra

Encontro será amanhã no Centro de Saúde da 612 Sul

Por Secretaria de Saúde

A Coordenação Geral de Saúde da Regional Sul promove amanhã (12), às 10h, no Centro de Saúde nº 7, na 612 Sul, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), palestra sobre atividade física para  idosos. A iniciativa busca a continuidade das ações voltadas aos idosos, por meio da Escola de Avós, um programa da Escola Superior de Ciências da Saúde em parceria com o Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde.

Desde a sua primeira edição, em novembro de 2010, em Ceilândia, o projeto chegou a cinco localidades: Guará, Taguatinga, Brazlândia, Asa Sul e Recanto das Emas. O evento ocorre geralmente aos sábados, das 8h às 12h. Segundo Silvana Karnib, coordenadora de Saúde do Idoso da Regional Sul, 100 pessoas comparecem, em média, a cada evento. Ela espera aumentar o índice de participação por meio de divulgação mais ampla do programa.

Em 2012, a Secretaria do Idoso do DF propôs uma parceria e prometeu ceder o espaço físico das escolas públicas para a realização do evento. Contudo, o projeto ainda não pôde estrear este ano. Com a greve dos professores em março e a consequente reposição das aulas, geralmente realizadas aos sábados, houve o adiamento dos eventos.

A Escola de Avós tem o objetivo de promover educação e saúde para a população com mais de 60 anos. Foi criada no intuito de reunir a comunidade e profissionais de saúde e incentivar o envelhecimento ativo e saudável.   Além dos profissionais de saúde, o projeto conta com parcerias e voluntários que oferecem todo o tipo de oficinas como palestras sobre nutrição, avaliação dos principais agravos (diabetes, hipertensão, osteoporose, câncer de pele), saúde oral e uma variedade de atividades físicas.