11/06/2012 às 23:02

Pacientes de UTI recebem visita de dentistas

O objetivo é fazer a limpeza bucal dos doentes, além de identificar e remover focos de infecção que podem se tornar um risco à saúde dos internados

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde

Pacientes da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Adulto do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) estão recebendo visita semanal de dentistas. Os profissionais, integrantes de equipe multidisciplinar criada pelo Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Saúde, fazem a limpeza bucal dos doentes, além de identificar e remover focos de infecção que podem se tornar um risco à saúde dos internados.

As infecções originadas na boca podem agravar a condição sistêmica do paciente. “A higiene bucal deficiente pode contribuir para a proliferação de bactérias e provocar outras doenças no paciente como pneumonia, responsável por um número considerável de óbitos em UTI”, explica a cirurgiã-dentista Iris Maria Gomes.

O chefe da Unidade de Odontologia do HRT, Wagner Reis, comenta que a presença do odontólogo na UTI colabora com a prevenção de infecções hospitalares, com a diminuição do tempo de internação e consequente redução de gastos com internação, e o mais importante, “contribui com o bem-estar do paciente”, ressalta Wagner Reis.

A mesma opinião é compartilhada pela médica intensivista da UTI-HRT, Adryana Jericó. “A boca é um local onde há grande proliferação de bactérias, contribuindo para processos infecciosos complexos. Se a cavidade bucal é tratada, os focos diminuem e a recuperação do paciente pode ser mais rápida”, enfatiza Adryana.

Remoção de microorganismos – O paciente que está na UTI não tem condições de realizar o autocuidado, como escovar os dentes, por exemplo. A diminuição da limpeza natural da boca favorece a deposição de grande quantidade de micro-organismos, que provocam o aparecimento da placa bacteriana nos dentes e uma massa amarelada na língua, conhecida como saburra lingual. A equipe da Odontologia do HRT realiza a remoção destes depósitos. São atendidos, em média, 16 pacientes por semana.

O Hospital Regional de Taguatinga possui um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) onde são realizados procedimentos especializados como endodontia, periodontia, pequenas cirurgias odontológicas, acompanhamento a pacientes com necessidades especiais, remoção de dentes inclusos, semi-inclusos ou supranumerários; remoção de cistos na raiz do dente e prevenção de câncer bucal. Há também atendimento para emergências odontológicas.