11/06/2012 às 22:34

Rock Brasília representará a capital federal no Chile

Documentário será apresentado no Palácio La Moneda, sede do governo chileno

Por Secretaria de Turismo

Depois do sucesso da apresentação na Bolsa de Negócios de Turismo (BNT) Mercosul, em Santa Catarina, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) e o cineasta Vladimir Carvalho levarão o documentário Rock Brasília para o Chile. No dia 4 de julho, uma ação conjunta da Setur-DF com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) exibirá a obra, que conta um pouco da história da capital do país e do rock brasileiro, no Palácio de la Moneda. A intenção é evidenciar a cultura da cidade como um dos atrativos do turismo local.

“Nosso foco será destacar um dos títulos que a capital federal carrega com muito orgulho, o de Capital do Rock. O filme escolhido mostra como a nossa identidade musical foi desenvolvida à medida que Brasília foi criando uma cara própria”, afirma a subsecretária de Promoção e Eventos da Setur, Janaína Vieira.

Com imagens de arquivo, filmadas desde o final dos anos 1980, o documentário encerra uma trilogia sobre a construção cultural e ideológica de Brasília. A obra conta a história de bandas como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. Uma história feita de depoimentos reveladores dos grandes protagonistas do período, como Renato Russo (em imagens raras e inéditas), Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Dinho Ouro Preto, os irmãos Fê e Flávio Lemos e Philippe Seabra, além dos artistas que se aproximaram dessa turma, como os músicos do Paralamas do Sucesso (Herbert Vianna, João Barone, Bi Ribeiro) e Caetano Veloso.

A exibição do trabalho de Vladimir Carvalho será aberta ao público em geral, complementando a ação que Brasília desenvolverá junto a Embratur no projeto Goal to Brasil. Nele, serão divulgadas as cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014 e, no dia 05 de julho, os maiores agentes e operadores de viagens e imprensa poderão conhecer a fundo as cidades que receberão as seleções e os fãs de futebol no maior evento esportivo do  mundo. “Queremos aproveitar ao máximo esse evento no qual Brasília será a cidade-sede anfitriã e buscamos, com a exibição do filme, formas de apresentar a cidade aos mais diversos públicos”, explica o secretário Luis Otávio Neves.

O Goal to Brasil foi desenvolvido pela Embratur como forma de divulgar as 12 cidades que sediarão a Copa do Mundo em 2014. Será uma série de eventos temáticos realizados em 14 países, cada um organizado por uma cidade-sede. Brasília abrirá o circuito de promoção, que ainda inclui lugares como a Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai, Estados Unidos, Canadá, México, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal.

Para o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luiz Otávio Neves, o sorteio da capital do país como anfitriã do primeiro evento colabora com o momento estratégico pelo qual atravessa a cidade. “O Brasil estará em comemoração pelos 50 anos do bicampeonato mundial, conquistado em 17 de junho de 1962, e Brasília estará em contagem regressiva para a abertura da Copa das Confederações, que acontecerá em 15 de junho de 2013”, lembrou o secretário.

Em todos os países serão realizadas palestras para profissionais do setor de turismo, imprensa e formadores de opinião, exposições sobre turismo nas cidades-sede, reuniões de negócios e a possibilidade de vivenciar um pouco da cultura e gastronomia dos destinos.