12/06/2012 às 20:45, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Inscrições abertas para 22ª Corrida do Fogo

Evento comemora 156 anos do Corpo de Bombeiros Militar e faz parte do calendário tradicional de provas de atletismo em Brasília

Por Thaís Antonio, da Agência Brasília


. Foto: Divulgação

Atletas que costumam participar de corridas de rua em Brasília já podem começar a se preparar para uma das mais tradicionais provas de atletismo da cidade, a Corrida do Fogo. O evento chega a 22ª edição em comemoração ao aniversário do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, que completa 156 anos no próximo mês. A prova será dia 8 de julho, às 18h30, com concentração e largada em frente ao Museu da República. Inscrições custam R$ 50 e estão abertas no Quiosque do Bombeiro, no Parque da Cidade, e no Centro de Capacitação Física da corporação.

Este ano, a corrida contará com provas de 5 e 10 km – em edições anteriores havia apenas o percurso mais extenso. A prova é dividida em três categorias: bombeiros, pessoas com deficiência e atletas em geral. A corrida ocorre à noite, para minimizar os efeitos da baixa umidade. “A Corrida do Fogo é uma das principais etapas de corrida de rua de Brasília. No ano passado, tivemos até a participação de atletas quenianos. É uma prova que tem tradição e premia do primeiro ao último colocados”, explica o tenente-coronel do CBMDF, Eugenio Cesar Nogueira.

Os corredores recebem um kit com camiseta, garrafa plástica e toalha, além de itens de reposição energética. A expectativa é de 7 mil inscrições. No ano passado, mais de 5 mil atletas correram a prova, que contou com a participação do governador Agnelo Queiroz.

A comemoração conta ainda com demonstração técnica de equipamentos do Corpo de Bombeiros, salto de paraquedas, descida de rapel da Biblioteca Nacional, sobrevoo de helicóptero, além de divulgação de campanhas educativas. “É um momento em que nos aproximamos da população e temos a oportunidade de apresentar o nosso trabalho”, explica o tenente-coronel Eugenio Cesar Nogueira.

Histórico – A prova começou em 1990 e, a princípio, era destinada apenas a bombeiros. Logo na primeira edição a procura da população foi grande e a corrida já começou com a integração entre militares e civis. Há aproximadamente 10 anos, foi criada a categoria de para-atletas.

Já o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal comemora 156 anos porque considera a criação da corporação no Rio de Janeiro, quando a cidade era a capital do Brasil. O decreto, assinado pelo imperador Dom Pedro II, data de 2 de julho de 1856.

Mais informações pelo e-mail: 22corridadofogo@cbm.df.gov.br