13/06/2012 às 19:31

Hemocentro recebe certificação internacional

Atestado reconhece qualidade e segurança do trabalho prestado pela entidade, que também passará a oferecer transporte gratuito aos doadores de sangue

Por Fundação Hemocentro de Brasília

Amanhã (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, às 9h30, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) receberá da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), responsável pela normalização técnica no país, a Certificação ISO 9001:2008. Essa certificação, que avalia o Sistema de Gestão de Qualidade para o Ciclo do Sangue, é o reconhecimento de um trabalho que preza pela qualidade e segurança.

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reconhecer os milhões de voluntários que, ao doarem sangue, salvam vidas e contribuem para a saúde do próximo. A Fundação Hemocentro de Brasília também escolhe esse dia para prestar homenagem aos doadores, oferecendo novos serviços tanto para eles quanto para os pacientes.

“Neste ano vamos inaugurar o Laboratório de Biologia Molecular, responsável pelo uso da plataforma do NAT que realiza exames capazes de reduzir a janela imunológica para detecção do HIV e HCV, da hepatite C”, informa a diretora-presidente da FHB, Beatriz MacDowell Soares.

Beatriz acrescenta que o Hemocentro aproveitará a data para lançar um serviço de relevância para os doadores e pacientes com hemofilia do Distrito Federal.  É o transporte gratuito, de segundas às sextas-feiras, que fará o percurso Rodoviária do Plano Piloto/Hemocentro/Rodoviária. “O transporte sairá do Hemocentro a partir das 8h em direção à Rodoviária, onde já tem um espaço reservado para estacionar, na plataforma inferior. Ao todo, serão 11 viagens por dia, cobrindo todo o período da manhã e da tarde”, explica a Beatriz MacDowell .

Janela imunológica – No Laboratório de Biologia Molecular é realizado o NAT, sigla em inglês para o Teste de Ácido Nucleico que permite detectar se um doador de sangue foi infectado, recentemente, pelos vírus da aids ou hepatite C.

Com esse exame, que o Ministério da Saúde pretende levar para todos os hemocentros públicos do país, a janela imunológica – que é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus e a produção de anticorpos – reduz de 70 dias para 10, no caso do HCV ( vírus da  hepatite C) e de 17 para 10 dias , no caso do vírus do HIV ( vírus da imunodeficiência humana) . Isto significa sangue mais seguro.   Segundo a responsável pelo laboratório NAT do Hemocentro de Brasília, Delvânia de Souza Lima, a implantação do teste foi gradual para que fossem realizadas todas as adequações necessárias. “O processo foi iniciado no ano passado e hoje estamos com dois equipamentos completos, em pleno funcionamento. Cada um deles é capaz de realizar até 552 exames por dia e o Ministério da Saúde designou a Fundação Hemocentro de Brasília para ser a responsável pelos exames do Centro-Oeste, o que deverá ocorrer em breve”, diz.

Segundo a diretora-presidente da FHB, Beatriz MacDowell Soares, o NAT é um grande avanço no quesito segurança, pois reduzirá o risco nas transfusões. 

A ISO (International Organization for Standardization) é um organismo formado como uma rede de institutos de normalização de 157 países, com sede na Suíça, e tem como objetivo estabelecer normas técnicas no âmbito internacional. Uma certificação como a ISO 9000 evidencia que o sistema de qualidade de uma determinada empresa está de acordo com os critérios do organismo internacional, garantindo a qualidade e segurança nos processos.