14/06/2012 às 20:22

Campanha busca prevenir doenças respiratórias

Hábitos simples de higiene podem evitar enfermidades como a gripe, por exemplo

Por Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde alerta a população para ações simples que podem evitar as doenças mais comuns nessa época do ano, como a gripe e o resfriado. Produzidos pela Gerência de Investigação e Prevenção à Infecção e Eventos Adversos em Serviços de Saúde (Gepeas), 10 mil cartazes com a mensagem Tá na mão todos os cuidados para a prevenção das doenças respiratórias estão sendo distribuídos em unidades de saúde, escolas e estabelecimentos comerciais da cidade.

Além do hábito de higienizar as mãos com álcool gel ou água e sabonete, há recomendações para se evitar tocar os olhos, nariz e boca após tossir; proteger boca e nariz com lenços (preferencialmente descartáveis) após tossir ou espirrar. As aglomerações e a automedicação também devem ser evitadas. A melhor atitude é procurar uma unidade de saúde se estiver doente.

Para a gerente da Gepeas, Ariany de Araújo Gonçalves, informar e orientar a população sobre as atitudes que evitam as doenças respiratórias nesse momento é importante, já que está chegando o inverno. “Nesse período, há um aumento no número de casos de gripe, resfriado e outras doenças respiratórias e todo cuidado deve ser tomado para evitá-las.”