14/06/2012 às 21:40

Curso forma intérpretes em Língua Brasileira de Sinais

Governo do Distrito Federal proporcionou avanços no atendimento aos cidadãos surdos ao sancionar lei que instituiu o serviço em todos os órgãos da administração

Por Secretaria de Justiça

A Gerência de Intérprete de Libras (Gecil) da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus) entregou hoje (14) diplomas aos 15 formandos do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) oferecido aos servidores da secretaria com o objetivo de atender cada vez melhor essa parcela da sociedade brasiliense. Além do curso básico de Libras, também foi abordado o conhecimento da cultura surda e suas especificidades.

Os alunos cumpriram 40 horas de curso, com aulas duas vezes por semana. As turmas foram divididas em dois turnos: matutino e vespertino para não atrapalhar o atendimento diário na Praça do Cidadão. A iniciativa também foca a Copa do Mundo de 2014, sediada pelo Brasil. O Distrito Federal está na rota dos jogos e de turistas que virão assistir aos jogos. A Gecil abrirá novas vagas para formação e capacitação de cidadãos que queiram trabalhar com esta língua.

A Gerência de Intérprete de Libras realiza cerca de 400 atendimentos mensais à comunidade surda. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 85 mil surdos circulam pelas ruas do Distrito Federal todos os dias, usufruindo dos serviços oferecidos pelo comércio e pelo governo. Para os surdos, o trabalho do intérprete de Libras é fundamental.

O Governo do Distrito Federal publicou em 26 de dezembro de 2011 a Lei nº 4.715 instituindo esse serviço essencial aos surdos em todos os órgãos do governo local.

Tecnologia no atendimento A Gerência de Intérpretes de Libras inovou no atendimento aos surdos usando e-mails, Facebook, MSN, Orkut, dentre outras redes sociais. As mensagens são respondidas e atualizadas diariamente, utilizamos atendimentos via webcams para que possamos utilizar a Língua Brasileira de Sinais.

O serviço de intérpretes pode ser solicitado diretamente na Praça do Cidadão, na Estação do Metrô da 114 Sul; pelo e-mail gecil.libras@sejus.df.gov.br pelo Facebook (gecil.gdf@gmail.com) ou pelo Orkut – gecil.gdf@hotmail.com.