16/06/2012 às 18:47

Cidadania com Energia chega ao Por do Sol

Governador entrega geladeiras e lâmpadas a moradores do condomínio, que fica em Ceilândia

Por Da Redação


Geladeiras novas, de baixo consumo de energia
Geladeiras novas, de baixo consumo de energia. Foto: Roberto Barroso

O Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, entregou 400 geladeiras novas e 5 mil lâmpadas econômicas a moradores do Condomínio Por do Sol, em Ceilândia Sul, neste sábado (16). A ação integra o Programa Cidadania com Energia, da Companhia Energética de Brasília (CEB), que desde o ano passado fornece energia elétrica segura e de qualidade a comunidades carentes do Distrito Federal.

As novas geladeiras substituirão modelos mais antigos, com alto consumo de energia. A entrega dos equipamentos acontece após a conclusão de 2.352 novas ligações de energia na região, além da instalação de 35 quilômetros de redes de alta e baixa tensão, de mais de mil postes de rede aérea e de 450 pontos de iluminação pública. “Substituímos as gambiarras por ligações legais. O Por do Sol era um escuro total e agora está iluminado, com condições dignas. Isso significa mais segurança e qualidade de vida para a população”, destacou Agnelo Queiroz.

Durante o evento, servidores da CEB cadastraram famílias de baixa renda na tarifa social, o que permitirá redução de até 65% no valor das contas de energia. Para participar, o beneficiário deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. “Todas essas ações juntas mostram o compromisso do governador Agnelo Queiroz de levar as políticas de governo para quem mais precisa”, salientou o presidente da CEB, Rubem Fonseca Filho.

Com a regularização da rede elétrica, os moradores do condomínio passaram a pagar pela energia que consomem. Segundo a vendedora Claudene Teixeira, a despesa é justa. “Com a geladeira de baixo consumo, sei que já vou começar pagando uma conta justa”, disse. “É uma conquista para todos nós. Estávamos precisando dessas melhorias”.

A dona-de-casa Edilene dos Santos, que mora com cinco pessoas, tinha uma geladeira que funcionava muito mal. “Era descontrolada. Congelava muito e não funcionava direito”, relatou. “A minha primeira conta já foi para avaliação porque o valor estava muito alto. Agora não vou ter esse problema. Estou muito feliz”.

As geladeiras recolhidas são encaminhadas a uma empresa que separa todos os componentes e retira o óleo e o gás CFC do motor. Depois de desmontadas, as peças têm destinação de acordo com o tipo de material empregado em sua fabricação, processo conhecido como manufatura reversa.

Serviços – O evento contou ainda com a participação de outras áreas do GDF. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda montou uma equipe para inscrever os moradores do Por do Sol no Cadastro Único.

A Administração de Ceilândia ofereceu serviços gratuitos como corte de cabelo, aferição de pressão, além de distribuição de kits para higiene bucal. Servidores da Diretoria Social da administração prestaram esclarecimentos à população sobre direitos de idosos, crianças e mulheres.

Comunidades carentes – O Programa Cidadania com Energia, criado em dezembro de 2011, é direcionado a comunidades carentes do Distrito Federal. Até agora, a CEB promoveu mais de 15 mil novas ligações de energia, instalou 2.632 pontos de iluminação pública, entregou 267.089 lâmpadas e substituiu 5.305 geladeiras. O programa atende moradores de cidades como Itapoã, Samambaia, Sol Nascente, Riacho Fundo II, Estrutural e Varjão. No total, a companhia pretende distribuir 370 mil lâmpadas e 8.100 geladeiras em todo o DF.