Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
18/06/2012 às 19:11
Governador Agnelo Queiroz assinou hoje a autorização de consulta e audiência pública para implantação do parque. Previsão é de que o edital da parceria público-privada saia em julho
Após mais de 10 anos, o projeto de implantação do Parque Tecnológico Capital Digital no Distrito Federal começa a se materializar. Nesta segunda-feira (18), o governador Agnelo Queiroz autorizou a realização de consulta e audiência públicas para reunir contribuições sobre o projeto, elaborado pela Companhia Imobiliária do Distrito Federal (Terracap) e pela Universidade de Brasília (UnB).
O planejamento estratégico do parque foi listado entre as prioridades do governo ainda no início de 2011. “Encontramos o Governo do Distrito Federal em um verdadeiro caos, mas não perdemos o foco. O projeto do Parque Tecnológico é o carro-chefe de um novo desenvolvimento para o DF, voltado para o crescimento tecnológico, a geração de emprego e renda e a qualidade de vida”, destacou Agnelo Queiroz.
O parque será concebido por meio de parceria público-privada e constituição de Sociedade de Propósito Específico. Na prática, o governo entrará com o terreno e parte dos recursos, e um investidor do setor privado, escolhido por edital público, será responsável pela construção, manutenção e gestão das infraestruturas física e tecnológica do parque. Um dos critérios de escolha do parceiro será a contrapartida fornecida à Terracap, que terá mínimo de 20% e máximo de 47,07% do faturamento.
Internet – O Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica estará disponível para consulta no site da Terracap (http://www.terracap.df.gov.br) a partir desta semana. No dia 24 de julho será realizada a audiência pública para consolidar o texto final. No dia 26 de julho ocorrerá a publicação do edital de concorrência que vai selecionar o parceiro privado.
O governador ressaltou, ainda, os benefícios do Parque Tecnológico no contexto da realização de grandes eventos internacionais em Brasília, entre eles a Copa das Confederações, em 2013. Para Agnelo Queiroz, “o calendário internacional é uma oportunidade para exposição do potencial do Distrito Federal e atração de novos investimentos”.
Para o secretário interino de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Brum, o significado do evento de hoje vai além da autorização de consulta e audiência públicas. “Este é o lançamento de um projeto estratégico que foi discutido sem consistência por mais de 10 anos e ganhou musculatura neste governo. Estamos assumindo um compromisso com o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da tecnologia”, afirmou.
Participaram do evento o vice-governador, Tadeu Filippelli; o secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberg Barbosa; o secretário de Governo, Gustavo Ponce; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Abdon Henrique de Araújo; o presidente do Banco de Brasília, Jacques Pena; o diretor de Prospecção e Formação de Novos Empreendimentos da Terracap, José Humberto Matias; o deputado distrital Cristiano Araújo; e o professor do Laboratório de Tecnologias da Tomada de Decisão (Latitude), Rafael Timóteo de Sousa – representando o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa; entre outras autoridades.
Números do projeto do Parque Tecnológico Capital Digital
|
|||
Empreendimentos (empresas instaladas) |
Postos de trabalho |
Valor do investimento da Terracap |
Recursos privados (em até 10 anos) |
1,2 mil |
25 mil |
R$ 1,08 bilhão |
R$ 1,234 bilhão |