21/06/2012 às 20:18

Carmen encerra II Festival de Ópera de Brasília

Espetáculo do compositor francês Georges Bizet ganhou montagem inovadora, com contornos populares

Por Da Redação

Com a apresentação da ópera Carmen, de hoje (21) até domingo, chega ao fim o II de Festival de Ópera de Brasília, evento promovido pelo Governo do Distrito Federal para democratizar o acesso da população a produções culturais de qualidade. O espetáculo do compositor francês Georges Bizet é o terceiro da série iniciada em maio com La Bohème, de Giacomo Puccini, e que também levou ao palco do Teatro Nacional Claudio Santoro a Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni.

No espetáculo, além da participação de solistas e intérpretes, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, sob a regência do maestro Claudio Cohen, será acompanhada por um coral brasiliense de 60 vozes, formado por adultos e crianças, montado especialmente para o evento.

Segundo o diretor-geral da produção Francisco Mayrink, a montagem de Carmen foi idealizada de forma totalmente nova, mas respeitando a originalidade do clássico de 1875.

Cenário – Criação do cenógrafo Hilquias Scárdua, o cenário também foi pensado para desconstruir a imagem elitista que a ópera acabou ganhando ao longo dos tempos. Scárdua faz questão de destacar que a origem da ópera é puramente popular e que, por isso, a montagem que será apresentada no teatro nacional ganhou contornos populares.

Por dentro de Carmen – A ópera em quatro atos estreou em 1875, em Paris. Nessa história, a cigana Carmen, o soldado José e o toureiro Escamillo formam um triângulo baseado em amor, ciúme doentio e morte. Nesta montagem, Luisa Francesconi estreará no papel de Carmen, que também terá Mere Oliveira como intérprete. Raffaele Sepe e Jean Nardoto darão vida a Dom José. O toureiro Escamillo será vivido pelo brasiliense Leonardo Neiva e Micaela será interpretada por Patrícia Mello e Della Henry. O elenco conta ainda com um coral de 60 vozes formado por adultos e crianças.

Serviço

Dias:  21, 22, 23 e 24 de junho
Horário: quinta, sexta e sábado às 20h e domingo às 17h
Solistas: Janette Dornellas, Mere Oliveira, Juremir Vieira, Hélenes Lopes, Leonardo Neiva, Marlon Maia, Patrícia Mello, Della Henry, Érika Kallina, Renata Dourado, Joyce Moreira, Hermógenes Correia, Francisco Bento Júnior, Leonardo Páscoa, Gustavo Rocha.
Direção-geral: Francisco Mayrink
Direção Musical e Regência: maestro Claudio Cohen