23/06/2012 às 17:02

Brasília sedia etapa do Circuito Futebol Social 2012

Competição definirá representantes os convocados para as seleções brasileiras que disputarão mundial da categoria, marcado para outubro na Cidade do México

Por Secretaria de Esporte

Jovens carentes ligados a entidades sociais de Brasília participarão, hoje (23) e amanhã, da etapa final regional do Circuito Futebol Social 2012, evento que conta com apoio do Governo do Distrito Federal. Os jogos reunião 10 equipes masculinas e 10 femininas e serão realizados no Ginásio do Cave, no Guará, das 9h às 18h, sábado e domingo, quando ocorrerão as partidas finais. Os representantes brasileiros no campeonato mundial serão definidos no torneio marcado para o período de 16 a 19 de agosto, em São Vicente (SP).

A ideia do projeto é integrar, motivar e fortalecer os projetos sociais participantes e tem como uma de suas metas a formação das seleções brasileiras masculina e feminina que representarão o país no Campeonato Mundial de Futebol Social, que este ano ocorrerá de 6 a 14 de outubro na Cidade do México. O Brasil foi o campeão do evento realizado em 2010 no Rio de Janeiro, e 3° colocado em Paris em 2011. Desde 2003, a disputa já foi realizada em países como a Áustria, Suécia, Escócia, África do Sul, Dinamarca, Austrália, Itália e França.

A convocação dos jogadores que defenderão as seleções brasileiras no Campeonato Mundial será anunciada em agosto, após a avaliação que garantirá o enquadramento dos escolhidos nos critérios sociais definidos, que valorizam características como liderança, formação e engajamento social, além do pré-requisito básico de viver sob condições inadequadas de moradia. Em seguida, haverá um período de treinamentos em São Paulo, antes do embarque à Cidade do México.

Para Pupo Fernandes, vice-presidente da ONG Futebol Social, “é uma grande satisfação realizar o evento em Brasília, marcando o processo de crescimento do projeto que vem integrando e fortalecendo cada vez mais jovens e comunidades que participam deste movimento pioneiro de integração social através dos esportes”.