24/06/2012 às 16:18

Servidores recebem capacitação para atuar em eventos mundiais de grande porte

Sessenta vagas para o curso de proteção de autoridades estão disponíveis para os profissionais de Segurança Pública

Por Secretaria de Segurança Pública

Devido à proximidade dos eventos desportivos mundiais que serão realizados em Brasília, como a Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo FIFA em 2014, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) vai capacitar 60 servidores, até o dia 9 de setembro, para a execução de atividades de segurança pessoal de autoridades públicas. A iniciativa visa democratizar, modernizar e integrar as forças de segurança pública coordenadas pela SSP/DF e conforme preconizado pelo Plano Estratégico do Governo do DF.

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, também participará de algumas aulas do curso. Segundo ele, o preparo do efetivo para grandes eventos é fundamental. “Como possuímos o dever de proteger e preservar vidas, precisamos estar bem preparados”, comenta.

O Curso de Proteção de Autoridades está alinhado à estratégia de valorizar, capacitar e qualificar os profissionais de segurança pública com ênfase na qualidade do atendimento e no respeito aos direitos humanos. A capacitação será de caráter teórico e prático, com aulas expositivas, exercícios simulados e aulas práticas realizadas em estande de tiro, piscina, pista de direção ofensiva e defensiva e centro de treinamento.

Para participar é necessário ser agente de segurança pública do Distrito Federal ou da União, não possuir qualquer restrição médica, possuir conhecimento técnico de natação e Carteira Nacional de Habilitação “B”. Além disso, não pode estar respondendo nenhum processo administrativo/disciplinar, inquérito policial ou processo judicial.