25/06/2012 às 12:45

Unidade de Internação do DF tem nova direção

Publicada no Diário Oficial de hoje, mudança integra pacote de medidas para controlar e recuperar o sistema de internação infanto-juvenil

Por Da Redação

O novo chefe da Unidade de Internação do Plano Piloto (UIPP), Renato Villela, assume hoje a Unidade de Internação do Distrito Federal, após publicação no Diário Oficial do DF. A substituição da diretoria do antigo Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje) foi anunciada na última sexta-feira (22) pela secretária da Criança, Rejane Pitanga.

A mudança faz parte de uma série de medidas de controle e recuperação do sistema de internação de crianças e adolescentes. “A unidade do Plano Piloto é o retrato do descaso dos gestores nas últimas duas décadas, em relação às políticas públicas para ressocialização”, avaliou, na ocasião, a secretária da Criança, Rejane Pitanga. “As medidas anunciadas hoje fazem parte de uma ação de governo. A desativação do ex-Caje começou e será acompanhada por medidas integradas com outras secretarias e órgãos do GDF”, acrescentou.

A escolha da nova chefia do antigo Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje) foi orientada pela experiência, já que Renato Villela é servidor público de carreira e trabalha no local há 10 anos. O Diário Oficial do DF traz, ainda, uma lista de nomeações e exonerações de servidores das Unidades de Internação do Plano Piloto, de Planaltina e do Recanto das Emas.

Novas unidades – Nos próximos 20 dias, o Governo do Distrito Federal começará a construir três novas unidades de internação: em São Sebastião, Brazlândia e Santa Maria. Outras duas, no Gama e em Sobradinho, estão em fase de estudo. Cada unidade receberá 90 internos, sendo que a feminina, no Gama, abrigará 40 adolescentes.

A previsão é de que seja entregue, no prazo de 60 dias, o Núcleo de Atendimento Integrado, que receberá crianças e adolescentes para pernoite – a medida evitará o encaminhamento de cerca de 40 internos por noite para a UIPP.

Leia mais sobre as medidas de controle e recuperação do sistema em GDF anuncia mudanças na Unidade de Internação do Plano Piloto