26/06/2012 às 14:22, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Menos tempo no trânsito, mais horas para o lazer

Programa de rádio Conversa com o Governador desta semana destaca as ações em andamento na área de Mobilidade Urbana que beneficiarão o DF e o Entorno

Por Suzano Almeida, da Agência Brasília

 No programa Conversa com o Governador desta terça-feira (26), Agnelo Queiroz destacou em entrevista ao jornalista Carlos Campbell as iniciativas de sua gestão para melhorar o transporte público do Distrito Federal. Entre elas, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, a ampliação do metrô, as novas frotas de ônibus, o túnel que será construído sob Taguatinga, além do Expresso DF, que ligará Santa Maria e Gama ao Plano Piloto.

“Esses projetos beneficiarão muito a nossa população, que vai ficar menos tempo dentro de um transporte para ir ao trabalho ou estudar. O tempo gasto hoje será convertido em horas de lazer com a família e em mais tempo para o descanso. Estamos investindo em qualidade de vida para a nossa gente”, declarou o governador.

As ciclovias também receberam destaque no programa desta terça-feira. De acordo com o governador, foram liberados R$ 33 milhões para criação de percursos, que serão construídos nas cidades do Gama, Guará, Paranoá, Ceilândia, Plano Piloto e no campus da Universidade de Brasília (UnB).

Linha férrea – Agnelo Queiroz afirmou, ainda, que debate com representantes do governo federal a possibilidade de transformar a linha férrea entre Brasília e Luziânia em mais um meio de locomoção dos moradores do Entorno. Atualmente, ela é utilizada somente para transportar cargas. 

“Queremos transformá-la em uma linha regular de transporte de passageiros e carga também. Essa medida vai beneficiar 300 mil pessoas que moram na região, sem contar que o trânsito vai melhorar muito porque devem sair de circulação cerca de 100 mil carros que partem do Entorno”, disse Agnelo Queiroz.

O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Política de Resíduos Sólidos, modelo de transporte público do DF, políticas de atenção à mulher, participação popular, programa Brasília, Cidade Parque e preservação do meio ambiente.

Todo o conteúdo do programa estará disponível para download aqui na página da AGÊNCIA BRASÍLIA. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.