27/06/2012 às 19:20

Adasa terá cooperação francesa na gestão de recursos hídricos

O diretor-presidente da Adasa, Vinicius Benevides, e o diretor-geral do Office International de l’Eau, Jean-François Donzier, assinaram durante a Rio+20 um protocolo conjunto voltado para o desenvolvimento de um programa de capacitação em gerenciamento integrado dos recursos hídricos. O organismo francês é reconhecido mundialmente como referência nas áreas de recursos hídricos e saneamento básico.

O programa tem como foco o desenvolvimento de componentes que incluem capacitação em gerenciamento integrado de recursos hídricos e saneamento básico; a concepção e gerenciamento de um Centro de Informações sobre a Água e a troca de experiências da Adasa e dos comitês de Bacias com especialistas dos comitês de bacias e agências francesas de água.

Na área de capacitação de pessoal, o documento prevê a implementação de cursos na França e no Brasil em diferentes especialidades para o gerenciamento de bacias, com enfoque nos comitês e agências de bacia. Também estão previstos o treinamento dos membros dos Comitês de Bacia do DF, nas áreas dos processos de decisão e mediação para solucionar os conflitos de usos da água.

Adasa e a l’Eau preveem estudos para implementação de um centro de formação e capacitação de profissionais para operação de sistemas de água e bacias e gerenciamento integrado de bacias. A consolidação da Rede de Monitoramento das Bacias e do cadastro de usuários permitirá a divulgação de dados rotineiramente sobre a situação dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos no DF e Entorno. E, complementando, a operacionalização do sistema de gerenciamento de recursos hídricos do DF permitirá a consolidação das ferramentas de apoio para facilitar a participação dos atores nos comitês de bacia. Outro avanço previsto no documento será a implantação do “Contrato de Rio”, inicialmente previsto pra a bacia do Paranoá, de forma a garantir a sustentabilidade do sistema, considerando a bacia hidrográfica como unidade de gestão.

A primeira iniciativa para a assinatura de um compromisso entre Adasa e o Office International de l’Eau foi dado durante a VI Conferência Mundial das Águas, em Marselha, quando os presidentes das duas organizações, Vinicius Benevides e Pierre Roussel, assinaram um protocolo de intenções objetivando a montagem de um programa de trabalho entre as duas entidades. Com a definição do programa de trabalho detalhando as áreas onde haverá a interação e colaboração com o Office International de l’Eau, a Adasa dá um grande passo de qualidade na gestão dos recursos hídricos, onde já é referência nacional.

Por Adasa