28/06/2012 às 21:39, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Renda e escolaridade são destaques no Lago Sul

Região administrativa se destaca pelo alto poder aquisitivo e nível de escolaridade de seus moradores, conforme pesquisa divulgada pela Codeplan  

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e a Administração Regional do Lago Sul apresentaram na manhã de hoje (28) dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) 2012 relativos à área urbana da região administrativa (RA). Esse é o 28º volume da pesquisa, realizada desde 2004, de um total de 30. Na ocasião, foi apresentada ainda uma cartilha com informações resumidas do estudo para facilitar sua leitura pela população.

Algumas características da região, atualmente com 30.175 habitantes, se destacam em relação às demais RAs. A renda domiciliar média foi o item que, apesar de manter um padrão desde o último levantamento, ainda surpreende com 31,6 salários mínimos, o equivalente a R$ 19.638. Já a renda per capita foi da ordem de R$ 5.965. O nível de escolaridade também foi representativo: apenas 0,3% da população declarou ser analfabeta, enquanto 59,6% dos moradores têm o nível superior completo.

A infraestrutura domiciliar no Lago Sul também figura entre as melhores do DF. A totalidade dos domicílios está ligada à rede geral de abastecimento de água e possui serviço de coleta urbana de lixo. Já em relação ao esgotamento sanitário por rede geral, 77,6% dispõem desse serviço e 22,2% utilizam a fossa séptica. Na região, 99,6% dos domicílios contam com ruas asfaltadas; 97,6% com meios-fios; 98,9% com iluminação pública e 99,4% com rede de água pluvial ativa.

Esses indicadores da qualidade de vida foram citados pelo administrador do Lago Sul, Wander Azevedo, como o ponto mais relevante da pesquisa. “Temos conseguido manter o padrão na região. O único item que ainda não estamos satisfeitos é com o esgotamento sanitário, mas nos comprometemos em atender, até 2013, 100% dos domicílios”, afirma. De acordo com Wander, o melhor conhecimento sobre o Lago Sul e sua realidade econômica e social resulta na melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Outros pontos – O tipo de residência predominante na localidade é a casa, que corresponde a 99,8% do total das moradias. Quanto à forma de ocupação, 89,3% dos entrevistados declararam que seus domicílios são próprios – 87,1% deles quitados. Em relação à faixa etária, 12,1%  dos habitantes têm até 14 anos de idade, proporção muito abaixo da média do DF, de 23,7%. Já a faixa etária de 60 anos ou mais é representada por 30,1% dos habitantes, muito acima da média do DF (7,7%).

Histórico – O núcleo urbano iniciou-se com a construção de casas para servir de residência aos diretores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). O nome da Região Administrativa do Lago Sul originou-se da própria posição geográfica da área que fica à margem sul do Lago Paranoá. A RA está dividida em setores de Habitação Individual Sul, Mansões Urbanas Dom Bosco e Estaleiros, Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, Base Aérea de Brasília e Campo Experimental Água Limpa da Universidade de Brasília.